O dossiê "NSA Files: Decoded" publicado no site de The Guardian, é por ventura o trabalho pedagógico mais conseguido por um orgão de informação sobre o tema da espionagem digital em massa, revelada pelo ex-colaborador da NSA Edward Snowden.
The Guardian juntou números, diagramas, informações e entrevistou defensores das liberdades cívicas e da reserva da vida privada, bem como congressistas e um ex-dirigente da NSA, propondo um verdadeiro debate sobre as motivações de uma actividade gigantesca de vigilância electrónica. Para a congressista Zoe Lofgren, está em causa, nada mais nada menos, a defesa da democracia na era digital.
Através do nosso telefone, do nosso computador portátil, da nossa conta no Skype, das nossas conversas, do nosso perfil no Facebook, e por aí adiante, a NSA consegue construir o nosso modo de vida, a partir do perfil pessoal pormenorizado que lhe está associado.
Para além de estar autorizada a espiar as comunicações de indivíduos potencialmente perigosos, a vigilância da agência de segurança americana consegue abranger três níveis de relacionamento com os suspeitos. Isto é, se o leitor tiver, como a maioria dos internautas, 190 amigos no Facebook, então pode estar relacionado com mais de 5 milhões de amigos de amigos de amigos. Isto dá bem a ideia do painel de indivíduos que a agência pode vigiar.
Fonte: The Guardian, para 143 amigos. Verifique para o seu caso no site do jornal.
Sem comentários:
Enviar um comentário