O aumento da temperatura do oceano provocará alterações nos ciclos globais de dióxido de carbono, azoto e fósforo. Esta descoberta revela que a temperatura da água tem um impacto directo no plâncton dos oceanos, modificando as suas necessidades de nutrientes e provocando assim alterações nos ciclos globais de nutrientes.
Estudos publicados na revista Nature Climate Change revelam que a temperatura da água tem um impacto directo no plâncton dos oceanos, modificando as suas necessidades de nutrientes e provocando assim alterações nos ciclos globais de nutrientes.
O plâncton desempenha um papel importante no ciclo de carbono, uma vez que remove metade do CO2 da atmosfera durante a fotossíntese, armazenando-o no fundo do mar e isolando-o da atmosfera durante séculos.
O aquecimento dos oceanos irá afectar a utilização de recursos pelo plâncton, o que, por sua vez, terá consequências nos ciclos biogeoquímicos do planeta, levando a um ciclo vicioso nas alterações climáticas.
Ligações: Alterações climáticas podem mudar tipo de peixe à mesa [Sol]; Climate Change Fish Population [Sea Grant / UNH]; Rota do Ártico é mais rápida; Artic Tipping Points [EU-ATP].
Sem comentários:
Enviar um comentário