sábado, 11 de dezembro de 2010

O mundo precisa do WikiLeaks ?

"Os EUA consideram o Vaticano um Estado fechado, provinciano e antiquado" e "a Santa Sé pede o fim do embargo a Cuba", são notícias(no mínimo)interessantes e de fonte fidedigna, já ninguém duvida.
Dia a dia o WikiLeaks vai divulgando telegramas mais ou menos reservados de diplomatas americanos na web. Ficamos a ter acesso à realpolitik do planeta, a partir de um lugar na net, apoiado por um grupo de jornalistas e meios tecnológicos simples. Mas que, inteligentemente, reuniu apoio de rectaguarda de media internacionais de indiscutível credibilidade como The New York Times, The Guardian, Le Monde, Der Spiegel e El País. Será que precisamos do Wikileaks ? Julian Assange, jornalista australiano, fundador da organização responde, em entrevista recente a Al-Jazeera.

O Wikileaks veio despertar as pessoas, os governos e a diplomacia para a realidade tecnológica em que vivemos e com a qual temos que conviver. Não adianta matar o mensageiro: se Assange for anulado, outros jornalistas surgirão a garantir a liberdade de informação; o Wikileaks mudará de url as vezes que for necessário; e outros sítios* na internet aparecerão a seguir-lhe o exemplo. A probição e a perseguição só servem para mediatizar e suscitar nas pessoas - mesmo que não concordem plenamente - a solidariedade para com o Wikileaks.
Não é aniquilando o mensageiro que a notícia deixa de ser verdadeira e os factos deixam de existir. Se os governos e os seus diplomatas se sentem nús na praça pública, em vez de reagirem com medidas de censura e de caça às bruxas, devem, provávelmente, procurar terapêutica para os males de que enfermam.


Sugerimos também a leitura dos artigos de El País  Aprendizaje cívico, de Soledad Gallego-Díaz e Preguntas y respuestas sobre los papeles del Departamento de Estado.
_______________________________________
*Foi anunciado o aparecimento a partir de segunda-feira do OpenLeaks.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO