sábado, 25 de dezembro de 2010

Quantos acumulam vencimentos e/ou pensões ?

A Inspecção-Geral de Finanças enviou uma auditoria à Procuradoria-Geral da República, em que verificou que um gestor público que esteve a receber em simultâneo dois vencimentos, um de 15 mil euros, pelas funções de presidente do Conselho de Administração dos CTT e outro, de 23 mil euros, pelas funções que desempenhou anteriormente, na PT. O gestor tinha-se demitido na sequência da intervenção da IGF, anunciando razões exclusivamente do foro pessoal e familiar.
O episódio não deixa de ser éticamente duvidoso, embora jurídicamente possa ser insindicável, dada natureza jurídica das sociedades que mensalmente desembolsavam os ordenados do gestor, uma empresa pública (CTT) e outra privada (PT). E também será de questionar o rigor da gestão de uma empresa que paga a um alto quadro que não põe lá os pés. 
Quantos cidadãos acumulam em simultâneos várias pensões e/ou vencimentos ?  Alguns acumulam mensalmente várias parcelas de milhares de euros, outros mal subsistem com poucas centenas e outros, ainda, nada recebem porque estão desempregados. Aqui a ética não deixa de estar presente, sobretudo quando as subvenções provêm do erário público, pelo que seria transparente que essas subvenções fossem, também, do conhecimento público.
Mas com tanta falta de transparência nas grandes despesas públicas e na dificuldade em reavaliar os grandes contratos públicos, convém não desviar a atenção para a árvore em detrimento da floresta.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO