segunda-feira, 4 de julho de 2011

BAIXA DE LISBOA RENASCE

Somos 10 555 853. Crescemos 1,9 % e o número de alojamentos disparou 16,3 %, pelo que temos mais de 500 mil casas devolutas. E a maior parte da população vive no litoral (já sabíamos, não era preciso o Censos conferir). Mas que a baixa de Lisboa renasce, já é novidade, sobretudo para os ex-DGEMN, que trabalharam durante décadas na Praça do Comércio. O "Expresso" dixit.

Surpresa. Depois de anos de declínio, sempre associada a uma população cada vez mais só e envelhecida, eis que a Baixa Pombalina renasce. As freguesias de São Nicolau e Santa Justa, as maiores da Baixa, registam crescimentos superiores a 20%. Em todo o concelho de Lisboa, só Carnide e Ameixoeira podem orgulhar-se do mesmo. Mas São Nicolau e Santa Justa não são as únicas a dar sinais de vida no centro histórico da capital: ainda que com crescimentos mais tímidos, também as freguesias da Madalena e dos Mártires estão a ganhar moradores. Já na cidade do Porto a desertificação é generalizada e não há nenhuma freguesia que tenha visto aumentar a sua população. São Nicolau, Sé, Vitória e Miragaia são as que perderam mais, com um decréscimo superior a 20%.

Talvez estes números do Censos sirvam para os nossos políticos se convencerem a enveredar pela reabilitação urbana e pela distribuição harmoniosa dos serviços públicos pela cidade, em vez de promoverem disparates de concentração como, por exemplo, o Campus da Justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO