quarta-feira, 6 de julho de 2011

ELIMINADAS "GOLDEN SHARES"

O Conselho de Ministros de 5 de Julho aprovou o fim dos direitos especiais do Estado (golden share) nas empresas EDP, Galp Energia e Portugal Telecom, nas quais o Estado era accionista. Esta medida estava prevista no memorando de ajuda externa e no Programa do Governo.
Esta alienação, tanto quanto sabemos, pura e simples, deveria ter uma contrapartida, por parte das empresas, na medida em que a eliminação das "golden shares" se traduz numa valorização - como o próprio ministro das Finanças reconheceu -, das restantes acções, o  que corresponde, naturalmente a uma mais valia.
O Estado - principalmente na situação financeira em que se encontra - não devia prescindir do valor correspondente, seja em acções ordinárias seja em numerário. Será que os nossos parceiros europeus eliminaram todos as suas golden shares ou direitos equiparados ?


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO