quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Crise das dívidas soberanas origina caos nos mercados

Barack Obama reagiu ao downgrade da dívida pública americana, pelas agências de notação financeira, afirmando que a economia dos Estados Unidos será sempre de triplo A. A declaração conjunta no passado fim de semana de Angela Merkl, Nikolas Sarkozy e do BCE reflecte o receio da Europa de uma crise incontrolável. A crise das dívidas soberanas aí está, evidenciando todos os dias novos sinais de perigo.
Hoje, os mercados reflectiram os receios de uma nova recessão económica, bem como rumores que apontam para um eventual corte do ‘rating’ da dívida francesa. O sector financeiro penalizou esta quarta-feira o desempenho das praças europeias de referência, tendo terminado a sessão com recuos que oscilaram entre os 9,63 por cento de Paris e os 5,12 por cento de Londres.
A crise das dívidas soberanas tem sido objecto de abundantes debates. (Re)veja este recente, moderado por Ana Lourenço, em que sobressaem os pontos de vista de Miguel Beleza, João Confraria, João Duque e Manuel Caldeira Cabral.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO