sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Roubo de pedras em monumento reclama refundação da DGEMN

De norte a sul, os monumentos nacionais continuam cada vez mais abandonados, à espera de alguém que, zelando por eles, preserve a nossa memória colectiva e se lembre que País sem passado é País sem futuro. A refundação da DGEMN, reforçada com as competências da extinta Direcção-Geral do Património do Estado, está cada vez mais na ordem do dia. 
O Público noticiou - com uma significativa alusão à DGEMN - que a Câmara Municipal de Valença decidiu proibir o trânsito no recinto do Convento de Sanfins de Friestas e apresentou uma queixa na GNR, contra desconhecidos, na sequência da destruição de parte da fachada da Igreja Românica do complexo, datada do século XII. 

Segundo o município, "duas colunas de pedra e respectivas decorações, que sustentam a porta principal da igreja, e várias pedras do lajedo frontal, estavam já retiradas e prontas a carregar". A tentativa de roubo, registada no final da semana passada, só não se concretizou graças à intervenção de cidadãos atentos, que alertaram as autoridades. 
A Câmara de Valença quer agora reunir-se com a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) para propor soluções que defendam o templo, classificado como monumento nacional desde 1910, de novas investidas. Em declarações ao PÚBLICO, o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, adiantou que uma das alternativas passa pela reconstrução de uma casa existente na zona, utilizada antigamente pelas comissões de festas para apoio às romarias, e por convidar uma família para residir nesse imóvel, sem pagar renda, para vigiar aquele "importante legado patrimonial do concelho". 
A hipótese terá que ser submetida à aprovação da tutela, sublinhou Jorge Mendes, que espera, "no final do período de férias", reunir-se com os técnicos municipais e da DGEMN para avaliar a situação. Da parte da autarquia, garante, haverá disponibilidade para participar nos custos de reabilitação da residência em questão.

(Extracto do o artigo de Andrea Cruz, no Público, 4 Agosto 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO