O resultado do exercício da Estamo foi de 8,7 milhões de euros negativos, lê-se no Documento de Prestação de Contas, de 2010. A Estamo é detida a 100% pela sub-holding Sagestamo SGPS do grupo Parpública e tem como objecto social apoiar a gestão e valorização do património imobiliário público, privilegiando as aquisições de imóveis e arrendamentos ao Estado e a outros entes públicos e a alienação directa ou após acções de promoção e valorização imobiliária a privados.
Nem os 400 milhões de euros de suprimentos do seu accionista ajudaram a não ter prejuízos. Este financiamento, segundo o Documento de Prestação de Contas 2010, fica a dever-se fundamentalmente à necessidade de financiar as aquisições e contratos promessa de compra e venda de imóveis, dos quais 359,8 milhões de euros se referem a contratos efectuados em 2010 e 60,1 milhões de euros são relativos a 10 imóveis contratados em 2010, cujo pagamento só ocorreu em 2011.
No total, a conta acumulada de empréstimos contraídos pela Estamo junto da sua accionista directa, a Sagestamo, atingia no final do ano passado os 1200 milhões de euros, valor que corresponde grosso modo às aquisições de imóveis ao Estado e a entidades públicas realizadas pela Estamo nos últimos anos.
Assim se vai descobrindo por que houve tantos entusiastas da extinção da DGEMN.
Assim se vai descobrindo por que houve tantos entusiastas da extinção da DGEMN.
Sem comentários:
Enviar um comentário