domingo, 7 de agosto de 2011

SAÍDA DO EURO É INEVITÁVEL

Em entrevista ao Expresso, Desmond Lachman diz que o euro tem os dias contados e que desaparecerá dentro de seis a doze meses.

Portugal tem forma de evitar os próximos dois anos de crise. Como ? "Saindo do euro", uma opção "inevitável", afirmou em entrevista ao "Expressso", Desmond Lachman, director.geral adjunto do FMI, entre 1994 e 1996, e hoje professor da Universidade de Georgetown, onde chegou oriundo de Wall Street..
"Portugal não vai aguentar as políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) sem deixar o euro. Mas, se esse será o fim, porquê esperar dois anos que se avizinham de recessão profunda ? Não percebo como é que o país conseguirá, simultâneamente, pagar a dívida e resistir a um programa de austeridade imposto pelo FMI, que resultará em contracção económica e em deflação, o que aumentará o problema da dívida pública".
A partir do seu gabinete em Washington, Lachman tem prestado atenção ao caso português, que considera "mais grave do que o grego", devido a uma "dívida externa superior (em percentagem do PIB). Incluindo o sector privado, o país deve ao estrangeiro o equivalente a 230% do PIB. E ainda tem o problema do défice orçamental, que não andará longe dos 10%. Portugal tem debilidades enormes e não percebo como lidará com elas, mantendo-se no euro e sem poder desvalorizar a moeda".
A saída de Portugal do euro irá tornar-se urgente quando a Grécia reconhecer que não tem condições para pagar a sua dívida, entrando em incumprimento, algo que prevê que ocorra "até final do ano". A partir daí, "Portugal não sobreviverá às pressões dos mercados".
(...) "É inconsciente o que o FMI está a fazer a Portugal. Portugal não terá melhor desempenho do que a Grécia. A economia grega contraiu 9% nos últimos 18 meses e mesmo assim o FMI exigiu que o novo orçamento fosse ainda mais austero. No caso português irá passar-se o mesmo.O cenário é assustador. É claro que a economia vai contraír mais do que os 2% previstos pelo Governo". 

(in Expresso, de 6 Agosto 2011)

Lachman, entrvistado pela American.com, em Setembro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO