segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UM PIONEIRO ANTIEDUQUÊS

Em artigo de opinião que subscreve no último Expresso, Guilherme Valente deixa-nos a esperança de que nem só da praga do “eduquês” vive a política de educação do PS, como deixa transparecer a parte final do artigo, que reproduzimos. 

Tive acesso agora a uma entrevista em que um grande intelectual, que teve a coragem necessária para ser livre, antecipa a análise da praga e as confirmadas previsões sobre os seus efeitos na escola e no futuro de Portugal: Mário Sottomayor Cardia. Alguns breves excertos:

Aceitei participar do Governo porque era uma tarefa difícil, em que se jogava, e jogou, o destino do pluralismo na cultura portuguesa e a credibilidade e utilidade do ensino público. É esta última aposta que me afasta dos titulares do Ministério desde pelo menos 1985, com a excepção de Manuela Ferreira Leite. (…) Estão a destruir o que tanto custou a reedificar naqueles anos longínquos(…). Sabotar o ensino público - desqualificando-o em nome da democratização, da ausência de selectividade escolar, da pedagogia não directiva, da proibição de memorizar, mesmo da dispensa de aprendizagem da tabuada, da proclamação do prazer como única motivação do saber e do pensar – é, directa ou indirectamente, uma forma extrema e repugnante de liquidação do sistema público de ensino. Respeitando e disciplinando o ensino privado (…), foi a defesa do ensino público que inalteravelmente me moveu e animou. A democracia directa é sempre (ou quase sempre) a antecâmara (ou o disfarce institucional) da ditadura. A democracia directa ignora os direitos individuais. É o que hoje penso. Foi o que na altura percebi, independentemente de teorizações politologicas a que ainda não tivera acesso.
“Fundamentalista antieduquês”, foi como uma tão inocente ex-secretária de Estado, Ana Benavente – pasme-se! – se referiu ao atual ministro.
Fundamentalista Nuno Crato nunca será. Antieduquês estou certo que continuará a ser. Na honrosa companhia de Mário Sottomayor Cardia. Como o país precisa e a esmagadora maioria dos professores espera.

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