quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cimeira da NATO: Portugal blindado

A cimeira da NATO - que reúne 60 chefes de estado e de governo e que decorre no Parque das Nações, em Lisboa, de 19 a 20 de Novembro - tem sido objecto de estudo e preparação, suscitando excepcionais medidas de segurança, que começaram com a suspensão do acordo de Schengen.
Mais de 7 mil homens dos serviços de segurança portugueses e mais de 3 mil de serviços internacionais constituem o núcleo de operacionais que zelam pela segurança da cimeira que já têm identificado com precisão os pontos sensíveis.
As restrições à circulação de pessoas e viaturas na zona do Parque das Nações, em Lisboa, estão em vigor desde segunda-feira, devido à realização da Cimeira da NATO, nos dias 19 e 20.
Há várias restrições à circulação na capital, sobretudo na zona da Expo junto à Feira Internacional de Lisboa (FIL), não sendo permitida a circulação de viaturas ou pessoas a menos que pertençam à cimeira ou que estejam devidamente credenciadas para o efeito, até às 0 horas de 21 de Novembro.
As forças de segurança vão prestar especial atenção às manifestações convocadas para Lisboa e aos elementos violentos conhecidos por black bloc.
As restrições


Quem são os black bloc ?

Entretanto, para testar a vulnerabilidade da cimeira, o jornal "i" conseguiu comprar, dentro do perímetro de segurança, materiais que, combinados, poderiam servir para fazer várias bombas. Tudo por 19 euros. Confira a notícia aqui.
Certamente para comentar este(!) e outros aspectos ligados à Cimeira da NATO, responsáveis do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) estarão na RTP e na TVI, nos dias 18, 19 e 20 de Novembro.



Sugestão: Leia os pontos de vista do IPRIS sobre a NATO, nomeadamente o artigo de Paulo Gorjão, publicado no "i".

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO