quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Depois da greve, vamos trabalhar ?

As perspectivas do governo e dos sindicatos quanto à adesão à greve estão muito distantes e variam, contabilisticamente, entre 20 e 60 por cento, e, qualitativamente, um foi tranquila e não alterou o consumo de energia, versus a maior greve de sempre.
De boas intenções está o inferno cheio e poucas pessoas acreditam que uma retórica de que as opções tomadas pelo governo destinam-se em grande parte a fazer algo que é um dos objectivos da greve: defender o emprego e os direitos dos trabalhadores possa convergir com populismos como o défice não pode ser o centro de todas as políticas, pondo em causa o emprego e contra uma política monetarista imposta pelos alemães.
A crise, mais que uma obsessão europeia com o défice, é uma realidade, mesmo que se possa reconhecer a necessidade de repor a protecção social às camadas mais desprotegidas e de repartir os sacrifícios, indo até onde está a riqueza.
A greve geral vai mudar o país e vai começar a mudar a política. Vai mostrar a José Sócrates e a Pedro Passos Coelho que eles não representam o país e que há uma maioria que quer sensatez, que quer decência na economia, quer justiça no fisco, diz Louçã. Será mesmo ? Que greve podem fazer os desempregados ?
Afinal, para que serviu a greve ? Que há insatisfação pela actual situação do país, todos sabemos. O governo sabe. E o número de grevistas não aumenta nem diminui o nosso descontentamento, nem diminui o défice das contas públicas.
Votámos em em quem não devíamos, em quem nos acenou com a demagogia do estado social que não podemos pagar ? Sem dúvida, porque governar é gerir e prever e tomar medidas em tempo oportuno. Está na hora de enfrentar a crise e de mudar de vida. Tempo de crise é tempo de ruptura e de despedir os políticos actuais. É preciso acordar. Como diz o Padre Ventura, temos uma barraca com um submarino estacionado à porta*.



______________________________________________________
*Reveja o nosso artigo Austeridade: a reflexão do Padre Ventura .

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO