sábado, 13 de novembro de 2010

Forum Macau: Wen Jiabao reúne com Sócrates e outros dirigentes de países de língua portuguesa

O primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, reuniu-se hoje, em Macau, com os dirigentes dos países participantes da reunião ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa.
No encontro com José Socrates, Wen disse que a China apoia as medidas adoptadas pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para o restabelecimento do equilíbrio financeiro e manifestou satisfação pelos efeitos positivos das medidas econômicas e fiscais adoptadas por Portugal. Wen reafirmou, ainda o desejo da China em reforçar a cooperação financeira com Portugal. Pelo seu lado, o primeiro ministro português agradeceu o apoio chinês e disse esperar que mais empresas chinesas contribuam para o aumento de investimentos em Portugal.
Na reunião com José Ramos-Horta, Wen Jiabao disse que a China apoia Timor Leste na manutenção da estabilidade, na melhoria da vida da população e na promoção do desenvolvimento económico. O Presidente Ramos-Horta agradeceu o apoio e a ajuda da China e salientou que o seu país apoia a política de uma só China e quer reforçar a cooperação bilateral em todas as áreas.
O primeiro ministro chinês teve, ainda, reuniões com dirigentes de Moçambique e da Guiné-Bissau.

De salientar, pela positiva, que Timor Leste fez-se representar pelo Presidente da República e, pela negativa, Angola, Cabo Verde e Brasil, que se fizeram representar, respectivamente, pelo ministro da Economia (Abraão Gourgel), pelo ministro de Estado e das Infra-estruturas (Manuel Inocêncio Sousa) e pelo vice-ministro para Assuntos Económicos e Tecnológicos (Pedro Carneiro Mendonça). Isto significa que os governos destes 3 últimos países não quiseram dar a importância conveniente a este fórum, preferindo relevar as relações com a China no âmbito bilateral.

Ligações sugeridas: China precisa da "rede" em português (Revista Macau); Muita acção na agenda (Hoje Macau); China, Portuguese-speaking countries hold ministerial conference on cooperation (Agência Xinhua).

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO