quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Paulo Azevedo a primeiro ministro

O Presidente executivo da SONAE foi ontem ao Negócios da Semana, de Gomes Ferreira (SICnotícias) e disse que ainda não tinha conseguido perceber a necessidade de um comboio de alta velocidade Madrid-Lisboa.
Afirmou, também, que é preciso acabar com a situação actual, em que o debate político é quase ensurdecedor: luta-se muito por fazer parecer certas coisas e não se consegue ter um debate sério na opinião pública sobre os problemas reais do País e, óbviamente, seria desejável haver um acordo entre as principais forças políticas para mudar isso, mas parece que não estamos perto.

Paulo Azevedo* tem aquilo que a maior parte dos nossos governantes não têm: experiência de gestão, alicerçada numa formação académica sólida e adequada, para gerir e tomar as melhores opções para governar um grupo privado. Se cometer erros sofre as consequências.
Era assim, com um perfil destes, que precisávamos de ter o nosso primeiro ministro e os nossos ministros. Com formação académica a valer e experiência profissional e de gestão. Exceptuando, talvez, Dulce Pássaro (que é uma engenheira verdadeira do IST) e Mariano Gago (que é Físico e professor catedrático do IST, podiam regressar todos aos seus lugares de origem, que o País só tinha a lucrar, porque nem as suas próprias casas devem saber gerir, quanto mais um País.
O País está farto de retórica e de profissionais da política que não têm sequer formação académica a sério, nunca tiveram vida profissional e nunca geriram nada. Não teriam lugar em qualquer empresa privada séria, daquelas que vivem do trabalho e do esforço do dia.
Numa altura de crise, é altura de cortar com maus hábitos e escolher gestores a sério para ministros. Sócrates - como diz Henrique Neto - é um bom vendedor de automóveis, ou de produtos chineses made in Portugal. Vive do show off e do marketing - que também faz falta às empresas e aos países - mas tem que ser superintendido por um gestor competente e profissional, como o Paulo Azevedo.

___________________________________
*Paulo Azevedo foi escolhido para substituir o pai, Belmiro de Azevedo, na presidência executiva (CEO) da Sonae SGPS, pouco depois de ter completado 41 anos de idade e um ano depois de ter dito que não sabia se era a pessoa mais bem preparada para dirigir os destinos do grupo.
Completou o ensino secundário em Inglaterra e mais tarde uma licenciatura em Engenharia Química (tal como o pai) em Lausanne, na Suíça.
Com um MBA (mestrado em gestão e administração) na Universidade do Porto e pós-graduações em programas de formação para executivos nas universidades de Stanford (uma das mais prestigiados dos EUA) e de Lausanne, Paulo Azevedo fundou a Optimus depois de um curto período em que geriu projectos próprios.
Actualmente, é o presidente executivo da Sonaecom com funções de administrador executivo na casa-mãe (a Sonae SGPS) e de administrador não executivo na Sonae Indústria.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO