terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pela liberdade de voto para os deputados

Num debate sobre circulos uninominais, promovido, ontem, no Porto*, António José Seguro (PS) não contrariou a criação desses círculos e defendeu, como regra de votos no interior dos grupos parlamentares, o primado da liberdade de voto sobre a disciplina de voto, com excepção para as questões da governabilidade e para o contrato eleitoral. Só assim os deputados deixam de ser meros paus mandados da máquina partidária e podem pensar pela sua cabeça e assumir as suas responsabilidades.

Já Santana Lopes, também presente no debate, preferia uma reforma do sitema eleitoral com redução significativa do número de deputados, referindo que a actual CRP** já permite diminuir para 180, o que já seria uma medida bastante significativa.
Ao mesmo tempo, Santana defendeu a criação de um senado ou câmara alta a par da diminuição do peso do Estado ao nível da administração central, com a extinção nomeadamente dos cargos de governadores civis e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Na oportunidade, em declarações à SICnotícias, os dois políticos apelaram, sobretudo na actual situação do País, ao fim das clivagens entre o governo e o PSD.

Ligações: blogue de António José Seguro, blogue de Pedro Santana Lopes .

________________________________
*na Fundação Cupertino de Miranda.
**Constituição da República Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO