domingo, 3 de abril de 2011

DECÁLOGO DAS SOCRATINICES

  1. "Quando acho que tenho razão, também sou um animal feroz."
    Autobiografia numa frase lapidar proferida à "Única" quando era ainda apenas candidato à liderança do PS, julho de 2004.
  2. "Quem teme tempestades acaba a rastejar. Eu não temo tempestades."Citando os clássicos (Horácio) para se defender das notícias sobre alegadas irregularidades na sua licenciatura pela Universidade Independente, abril 2007.
  3. "Porreiro, pá."
    O regozijo pela assinatura do Tratado de Lisboa, expresso de forma coloquial enquanto abraçava Durão Barroso, outubro 2007.
  4. "É uma espécie de Tintim: para ser usado dos 7 aos 77 anos."
    Promovendo os computadores Magalhães, que erigiu como o grande símbolo da aposta do seu governo nas novas tecnologias, durante a cimeira ibero-americana, outubro 2008.
  5. "Aquilo não é um telejornal, é uma caça ao homem, um telejornal travestido."
    A fúria em palavras, dirigidas contra Manuela Moura Guedes, e as notícias no seu "Jornal de 6ª", da TVI, sobre o alegado licenciamento ilegal do Freeport, abril 2009.
  6. "Isto não é Amorim nenhum, é a classe média !"
    Indignação com as propostas do BE para o fim dos benefícios fiscais, num debate televisivo, com Francisco Louçã, durante a campanha para as legislativas, setembro 2009.
  7. "Manso é a tua tia, pá."Áparte para Francisco Louçã, num registo indiscreto das câmaras da SIC, durante um debate quinzenal na Assembleia da República, abril, 2010.
  8. "São precisos dois para dançar o tango."
    O acordo com o PSD para a viabilização do PEC2 provou mesmo ser só uma metáfora e de curta duração, maio 2010.
  9. "O mundo mudou."
    Explicação cabal, se não mesmo cabalística, para as medidas de austeridade que, pouco tempo antes, tinha garantido que não seria necessário tomar, maio 2010.
  10. "Apresentei ao Senhor Presidente da República a demissão do cargo de Primeiro-Ministro."
    Toalha ao chão, 6 anos, 1 mês e 3 dias, depois de ter sido eleito, março 2011.

    (In Revista Única do Expresso, 2 Abril 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO