domingo, 3 de abril de 2011

SÓCRATES: O PLANO FALHADO E A ESTRATÉGIA PARA O ÚLTIMO "ROUND"

Na véspera de apresentar o PEC4 aos portugueses, o gabinete do PM tinha gizado à risca um plano para o dia em que a UE ia finalmente decidir a flexibilização do fundo de emergência europeu (FEF):
  1. Às 9 da manhã, Teixeira dos Santos divulgaria o novo plano de austeridade;
  2. A meio da manhã, Oli Rehn, comissário europeu das finanças, elogiava as medidas do governo português;
  3. No final da cimeira, Barroso e Trichet faziam uma comunicado conjunto na mesma linha.
O plano era quase perfeito. Se a Europa aplaudia o novo PEC, o PSD não tinha alternativa. Foi aqui que tudo correu mal. Aqui e em Belém, porque desprezar Cavaco Silva é um erro. Sócrates devia saber isso.

Assessorado por uma das maiores empresas de relações públicas do mundo*, a Kreab & Gavin Anderson, Sócrates, ao contrário de 2005 e 2009, já não tem programa: a narrativa é construída ao ritmo dos outros, sobretudo dos erros dos outros. Na cartilha de Sócrates, as últimas semanas explicam-se em quatro frases: o FMI é mau; eu estava a fazer tudo para que Portugal não recorresse ao FMI; a oposição deitou tudo a perder; o FMI vem aí e tudo será pior.  
Confira a intervenção de ontem.


(Fontes: Revista Única do Expresso e SIC Notícias)
___________________
*Um serviço provávelmente pago pelo erário público.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO