quinta-feira, 15 de setembro de 2011

COMISSÃO PROPÕE EXTINÇÃO DE 'SPREAD'

Temos criticado o spread de mais de 2% cobrado aos países endividados da União Europeia. Pois bem: a Comissão apresentou aos governos dos Vinte e Sete uma proposta no sentido de acabar com as mais valias percentuais que actualmente acrescem a uma parte dos empréstimos europeus aos países endividados, no âmbito do programa de assistência financeira externa.
A extinção do 'spread' será retroactiva ao início do programa e põe em prática parte das decisões tomadas pelos líderes da zona euro, em 21 de Julho passado, visando flexibilizar os mecanismos de assistência a Portugal, Grécia e Irlanda.
A proposta da Comissão diz respeito apenas aos empréstimos de 26 mil milhões de euros do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF) que são garantidos pelo orçamento comunitário (no total de 78 mil milhões de euros do programa português). No caso de Portugal, a proposta permitirá reduzir os juros para o valor de mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO