terça-feira, 20 de setembro de 2011

DÍVIDAS DA MADEIRA E DOS PALOP

Segundo o relatório, datado de ontem, do Banco de Portugal (BdP), sobre a Evolução das Economias dos PALOP e de Timor Leste (2010/2011) , os países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) deviam*, no dia 31 de Dezembro de 2010, 2407 milhões de dólares (1817 milhões de euros), dos quais a maior parte corresponde a dívida de Angola (1441 milhões de dólares).
Talvez por isso, Jardim num jantar-comício no Caniçal, desafiou o Estado a pôr cá fora, desde o 25 de Abril, qual foi o montante que perdoou de dívida aos países africanos, que hoje são independentes e não são portugueses. E acrescentou que vão ver que quem anda de gatas é Portugal debaixo dos países africanos e que o que se pretende é continuar a tratar a Madeira como colónia.
Entretanto, o Público noticia hoje que está a ser investigado um acréscimo de mais 220 milhões de euros no buraco das contas da Madeira, que resultaria  de um recente empréstimo contraído pela Empresa de Electricidade e que o governo regional terá desviado para pagar despesas de funcionamento.

________________
* pág. 56. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO