sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FRANÇA E ALEMANHA RESPONSÁVEIS PELA CRISE ?

O ministro holandês das Finanças disse que a França e a Alemanha dividem as responsabilidades pela crise que afecta a zona euro, ao abrirem, em 2003-2004, a porta que originou os problemas actuais. Jan Kees de Jager disse que, nessa altura, os dois países apresentaram um défice orçamental nacional superior aos 3% previstos no Pacto de Estabilidade. A partir de então, outros países deixaram de cumprir as normas fiscais.
Num encontro com os jornalistas estrangeiros em serviço na Holanda, De Jager considera que o mau exemplo dado por franceses e alemães não pode repetir-se, porque mostra desgoverno e evidencia a falta de um organismo regulador independente na zona euro.
Contudo, o ministro assegurou que a Holanda está disponível para ajudar a travar a crise, e vai reunir-se, para o efeito, já na próxima semana, em Berlim, com os ministros das finanças da Alemanha e da Finlândia, com quem mantèm contactos frequentes.


Ligações: The Washington PostDutchNews.nl; The Wall Street Journalweblog Jan Kees de Jager.

Sem comentários:

Publicar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO