terça-feira, 14 de setembro de 2010

PROCESSO CASA PIA: Enfim, o acórdão*

Foi (finalmente) depositado e disponibilizado o acordão do Processo Casa Pia. Ao contrário do que disse Helena Roseta e Eduardo Martins, no Frente a Frente da SICnotícias, o colectivo de juízes não está de parabéns. Acreditamos que tenha cumprido o seu dever, mas não foi prudente, quando a sentença foi lida e o texto integral do acordão ainda não estava pronto para ser entregue de imediato. Se cumprir o dever merece elogios, das duas uma: ou se está a trivializar o elogio ou, então, é sinal que já não é normal cumprir-se o dever, no nosso País.

Marcelo Rebelo de Sousa, no seu habitual comentário na TVI, quanto à sentença, alerta para o facto de ter «1600 páginas». «Não pode ser verdade, porque a sentença tem de ser clara e persuasiva. Mas esta não é e ninguém vai ler, por isso perde a sua função», frisou, assumindo também reservas em relação à súmula divulgada, pois não foi apresentada uma segunda parte: «A prova de que não foi clara é que o Conselho Superior de Magistratura teve de fazer um comunicado a explicar o conteúdo da sentença».
Sobre as acusações, Marcelo diz que fica «a sensação que ao longo do tempo há reformulação do elenco da matéria de facto, com uma diferença abissal entre o número de crimes iniciais e as condenações.

Veja também a opinião do comentador Miguel Sousa Tavares.


___________________
*Faça o download aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO