terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sócrates não perdoa heresia de Carrilho

Manuel Maria Carrilho soube da sua não recondução como representante de Portugal na UNESCO, pela Agência Lusa, tendo declarado ao jornal "i" que não queria fazer comentários sobre o assunto.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, demitiu o antigo ministro da Cultura do cargo que ocupava desde Abril de 2008. A decisão foi justificada com a normal "rotação da representação diplomática", mas terá tido origem nas posições críticas de Carrilho relativamente à política cultural do governo Sócrates, tornadas públicas na última entrevista ao "Expressso", de 18 de Setembro 2010*, e no seu último livro "E Agora? Por uma nova República".

Parafraseando o "Notas Verbais", Amado podia afastar Carrilho, mas como fez, não devia. Pois como é possível aceitar que um representante fique a saber que deixa de representar, pela agência Lusa?
Amado fica com esta nódoa ao peito. Não é nódoa no casaco escuro, mas nódoa na parte sempre visível da camisa, o que é bem pior.

Pelos vistos, nalguns partidos, ditos democráticos, as divergências pagam-se caro. Depois de, há menos de dois meses, Narciso ter recuperado Kafka, surge, agora, o afastamento soft de Carrilho.

________________
*Recorde-se a entrevista dada ao "Expresso", de 21 de Março de 2009. em que Carrilho considerou que, face ao contexto de crise económica em que o país já então vivia, o Governo PS não tinha investido na área cultural, o que considerava ser “uma cegueira tragicamente irresponsável”.
P.S.: Já depois da colocação deste post, o "Expresso" online publicou o artigo "MNE desmente Carrilho", de Luísa Meireles, dizendo que a saída de embaixador da UNESCO teria sido combinada  entre Carrilho e Amado, há cinco meses. Confira aqui.
Veja, também, no "Público": MNE e Carrilho com versões diferentes sobre o afastamento da UNESCO .
NOTA FINAL: Carrilho corroborou, em declarações à "Lusa", a opinião do ex-DGEMN, de que Sócrates é o responsável pelo afastamento de Carrilho da UNESCO, conforme vídeo e notícia no "Expresso" online (22 Setembro 2010, 18:49).

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO