terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Está escrito nas estrelas


A partir do passado dia 8 deste mês, a blogosfera foi enriquecida com o Arma / Crítica, de João Rendeiro, um especialista em gestão financeira.
O ex-CEO do BPP começa com um post de análise interessante sobre o BPI, escrevendo nomeadamente:

(...)
A primeira e muito surpreendente vulnerabilidade, é a exposição directa de balanço do BPI aos activos tóxicos da Grécia e da Irlanda, revelada pelo relatório e Contas de 2009. Por razoes que certamente serão explicadas como “com base na informação que existia na altura”, a gestão do BPI decidiu investir nestes países €1,2 mil milhões, ou seja, quase 65% dos seus capitais próprios, que montam a cerca de €1,9 mil milhões. Um analista mais exigente porventura perguntará “mas sendo na altura o spread para a Alemanha praticamente o mesmo que para estes países, porque é que se investiu esta enormidade na Grécia e na Irlanda?”

Em Julho de 2010, o BPI, em conjunto com 90 outros Bancos europeus, fez o chamado “stress-test”, nomeadamente sobre a dívida soberana. Como é hoje sabido foi, infelizmente, uma oportunidade perdida pois a falta de credibilidade do exercício só levou a deterioração da situação dos sistemas financeiros dos chamados países periféricos. O Bank of International Settlements, em Basel, produziu uma base de dados sobre a exposição destes 91 bancos à divida soberana, à data de 31 de Julho de 2010. Podemos aí ver a mais recente “fotografia” disponível publicamente. Evidentemente , esta “fotografia” pode ter-se alterado a 31 de Dezembro de 2010 , o que não creio.
(...)

O artigo mais recente , O default inevitável,  aborda as medidas que põem em risco a solvabilidade do sistema financeiro.

Um blogue a sequir com atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO