segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

20 milhões por mês para pensões milionárias

Há mais de 4500 pensionistas a receber mais de 4 mil euros por mês, conforme se lê no Diário de Notícias de hoje. Em média, custam à Caixa Geral de Aposentações cerca de 20 milhões de euros por mês.
Enquanto um funcionário público trabalha em média 30 anos para ter acesso à reforma, os políticos que até 2005 estiveram 8 ou 12 anos no cargo ganharam direito a uma pensão por toda a vida.  São precisamente essas subvenções vitalícias que vão custar quase 80 milhões de euros numa década, contando já com o valor recorde de 9,1 milhões de euros que sairão este ano dos cofres do Estado.
Quer dizer: os nossos políticos não se esqueceram deles próprios e pensam que merecem mais que os outros cidadãos. Legislaram de modo a terem direito à aposentação ao fim de 12* anos, enquanto os outros cidadãos precisam de mais de 30 anos. Democracia é assim mesmo. Os cidadãos são todos iguais, só que uns são mais iguais que outros.
A questão ainda é mais grave quando alguns destes políticos vêm para a praça pública falar de pobreza, de fome e de pensões de miséria.
__________________________
*Até há pouco bastavam 8 anos ! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO