segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Austeridade: A opinião de Santos Ferreira

No passado dia 8 de Outubro, Gomes Ferreira (Negócios da Semana da SIC Notícias) entrevistou em Macau Santos Ferreira, presidente do Millennium BCP.
Segundo este banqueiro, o Governo anunciou as medidas apropriadas que, em seu entender, são as necessárias mas que podem não ser suficientes para acalmar os mercados. Seria conveniente que houvesse o acordo de 2 ou 3 partidos.
Fala-se de que tudo aquilo que é dito é escutado atentamente lá fora e alimenta a opinião dos mercados. Não é bom andar pelas primeiras páginas dos jornais, sobretudo económicos, que influenciam os mercados e os investidores.
As medidas de austeridade anunciadas pelo Governo são penalizadoras para as pessoas deviam ter sido tomadas em Maio. Os tempos que vêm vão ser difíceis. Com menor consumo, menor capacidade de aforrar... a banca vai conceder créditos a uma taxa mais alta ou restringir o crédito âs empresas. Pode ser inevitável a subida da taxa de juros, com a eventual mudança de referencial da Euribor para outro indexante, mais de acordo com a taxa de financiamento do Estado...

A (re)ver com atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO