No passado dia 8 de Outubro, Gomes Ferreira (Negócios da Semana da SIC Notícias) entrevistou em Macau Santos Ferreira, presidente do Millennium BCP.
Segundo este banqueiro, o Governo anunciou as medidas apropriadas que, em seu entender, são as necessárias mas que podem não ser suficientes para acalmar os mercados. Seria conveniente que houvesse o acordo de 2 ou 3 partidos.
Fala-se de que tudo aquilo que é dito é escutado atentamente lá fora e alimenta a opinião dos mercados. Não é bom andar pelas primeiras páginas dos jornais, sobretudo económicos, que influenciam os mercados e os investidores.
As medidas de austeridade anunciadas pelo Governo são penalizadoras para as pessoas deviam ter sido tomadas em Maio. Os tempos que vêm vão ser difíceis. Com menor consumo, menor capacidade de aforrar... a banca vai conceder créditos a uma taxa mais alta ou restringir o crédito âs empresas. Pode ser inevitável a subida da taxa de juros, com a eventual mudança de referencial da Euribor para outro indexante, mais de acordo com a taxa de financiamento do Estado...
A (re)ver com atenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário