sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Liu Xiaobo Prémio Nobel da Paz

O Comité Nobel norueguês anunciou que "Liu Xiaobo foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz 2010 pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais na China".
Acusado de tentar "subverter o Governo" o antigo professor universitário e crítico literário, Liu Xiaobo, de 54 anos, foi condenado, em 25 de Dezembro passado, por um tribunal de Pequim, a 11 anos de prisão.
O activista pelos Direitos Humanos foi detido, pela última vez, em 8 de Dezembro de 2008, depois de ter promovido um abaixo-assinado a favor da introdução de reformas políticas na China, nomeadamente o fim do regime de partido único, a independência dos tribunais e a liberdade de associação. Foi a sua terceira detenção desde a sangrenta repressão do movimento pró-democracia da Praça Tiananmen, em Junho de 1989.
Liu Xiaobo foi co-autor da "Carta 08", o manifesto subscrito actualmente por mais de doze mil pessoas, que propõe "tornar universal a liberdade de expressão e de imprensa, garantindo que os cidadãos possam ser informados e exercer os seus direitos de supervisão política" e "acabar com a prática de encarar as palavras como crimes".
Liu Xiaobo é doutor em Literatura Chinesa, tendo sido professor numa universidade em Pequim, de onde foi expulso por se ter envolvido nas manifestações estudantis de 1989.


Na sequência da atribuição do Prémio Nobel da Paz 2010  ao activista chinês pelos Direitos Humanos, a Amnistia Internacional, para além de ter apelado hoje às autoridades chinesas para que sejam libertados todos os prisioneiros de consciência detidos no país, promove a assinatura de um apelo para a libertação imediata de Liu Xiaobo, que pode subscrever aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO