sábado, 30 de outubro de 2010

Fundação Cidade de Guimarães: o privilégio de gerir a cultura

O Bloco divulgou que a administração da Fundação Cidade de Guimarães, que gere a Guimarães 2012 — Capital Europeia da Cultura, aufere remunerações surpreendentemente elevadas:
A presidente do Conselho de Administração, Cristina Azevedo, recebe 14 mil e trezentos euros por mês e os vogais executivos, Carla Martins e João Serra, 12 mil e quinhentos euros por mês e o vogal não executivo, Manuel Alves Monteiro, 2.000 valores por mês.
Seria bom que fossem divulgados os vencimentos de outras instituições públicas ligadas à Cultura. Infelizmente, não são só os administradores da Fundação Cidade de Guimarães a ganhar bem.
No Portal do da Cultura, só fundações para além desta, constam mais 10, apoiadas pelo ministério: Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva , Fundação Casa da Música , Fundação Centro Cultural de Belém , Fundação Cultursintra , Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Colecção Berardo , Fundação de Serralves , Fundação Eça de Queiroz , Fundação Martins Sarmento , Fundação Museu do Douro e Fundação Ricardo Espírito Santo Silva .
Quanto ganham os seus administradores ? E qual será o valor das subvenções concedidas pelo Estado ?
Para além do apoio a 11 fundações, o Ministério da Cultura tutela 25 organismos*, entre EPE's, institutos públicos e direcções gerais ou equiparadas. Para que servem tantas entidades e quanto ganham os seus dirigentes ?

Será que, em época de crise, não se justifica a extinção de organismos e até de ministérios** ?
Quando já há tanta pobreza e fome, quando se corta nos salários dos funcionários públicos e quando se pensa já em cortar nas pensões dos reformados, o Estado deve dar o exemplo de austeridade e de combate ao desperdício.
A bem da moral e da Nação.

__________________________
*Confira no Portal da Cultura .
**Poderíamos viver sem o Ministério da Cultura ? Lá poder, podíamos. Só que não era a mesma coisa... sobretudo para alguns boys que conhecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO