quinta-feira, 17 de março de 2011

FMI É INEVITÁVEL

A recusa dos partidos da oposição em viabilizar o novo plano de austeridade, apresentado de surpresa a semana passada, veio precipitar a crise política.  Se o novo PEC for chumbado no parlamento, não resta outra alternativa ao governo senão demitir-se.
O primeiro ministro alerta o País para a inevitabilidade de pedir ajuda externa se o PEC for chumbado e diz que nos últimos meses não fez outra coisa senão relançar a confiança dos mercados para evitar um pedido de ajuda que envolva o FMI. Mas, começa, agora, a perceber-se que o novo plano de austeridade é uma moeda de troca para Portugal apresentar em breve um pedido de ajuda ao Fundo de Estabilização Financeira da Europa e este Fundo está associado ao FMI.
A polémica está lançada, numa altura em que os mercados continuam a castigar Portugal com juros incomportáveis e, também, numa altura em que os preços em Portugal - nomeadamente dos combustíveis - voltam a subir e a pressionar a inflação.
O mote estava lançado, por Gomes Ferreira, para a entrevista com o ex-presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus, que também falou dos preços dos combustíveis. Vale a pena (re)ver.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO