terça-feira, 1 de março de 2011

A HIERARQUIA DA INCOMPETÊNCIA

O portal do Expresso deu a conhecer os primeiros 5 telegramas da embaixada americana em Lisboa, obtidos via WikiLeaks. O ex-ministro Severiano Teixeira era fraco, não tinha o respeito das chefias militares, era ridicularizado pela imprensa e tinha pouca influência no governo. 
Na opinião do embaixador Stephenson, transcrita no telegrama 09LISBON137, de 2009.03.06, Teixeira não tinha nem experiência em liderança nem experiência militar, embora tenha escrito extensamente sobre assuntos de segurança (V. ponto 11).
Já o ajudante do ministro, Mira Gomes, é considerado o contrário de Teixeira: é um diplomata de carreira que foi basicamente emprestado ao Ministério da Defesa e muitos observadores consideram que ele talvez trabalhe tanto para Luís Amado como para S. Teixeira. O embaixador americano reporta que durante o encontro havido dois dias antes, era notório como o ministro hesitava com frequência, enquanto falava, olhando para o secretário de estado à procura de apoio.
Conclusão: No nosso País é assim. Regra geral os secretários de Estado sabem mais que os ministros; e os subordinados são mais competentes que os chefes. Contudo, os chefes têm mais status que os subordinados, porque participam em conferências e escrevem extensamente sobre temas que desconhecem.
Então, não sabia ?!
Foi preciso ler um telegrama do embaixador Stephenson para a Secretaria de Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO