segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

INAUGURADO HOJE: PRIMEIRO LABORATÓRIO NACIONAL DE NANO FABRICAÇÃO

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), é inaugurado hoje o primeiro laboratório de nano fabricação.
A cientista Elvira Fortunato do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT) disse que só foi possível construir este laboratório, graças ao apoio do Conselho Europeu de Investigação, que lhe concedeu em Julho de 2008 uma bolsa de 2,25 milhões de euros.
Este laboratório é indispensável para que a equipa de Elvira Fortunato possa continuar o trabalho que pretende desenvolver sem sair do país e vai permitir fazer tudo o que se quiser, como num laboratório normal de investigação, mas aqui à nano escala, que não é visível pelo olho humano.
Recorde-se que Elvira Fortunato e o seu marido coordenam o grupo de 43 cientistas responsável pelo transístor de papel, uma revolução tecnológica made in Portugal e apresentada em 2008. Os financiamentos vêm quase todos do exterior. Elvira reconhece que a inovação hoje em dia é global, mas é evidente que gostava que houvesse uma empresa portuguesa a colaborar.
Cavaco Silva vai ser provávelmente o primeiro presidente da república a ter uma assinatura à escala nano, quando hoje se deslocar ao Monte da Caparica, para inaugurar este laboratório que já está a funcionar desde o final do ano passado.


Sem comentários:

Publicar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO