segunda-feira, 9 de maio de 2011

COMO ALGUNS POLÍTICOS SE PREOCUPAM COM A NOSSA SAÙDE

Diversos equipamentos, normalmente utilizados em hospitais e clínicas (mas não só), como os aceleradores de partículas (para tratar determinados tipos de cancro), aparelhos de radiodiagnóstico (raios X, TAC, ressonância magnética, etc) produzem radiações prejudiciais à saúde, devendo a sua instalação ser objecto de cuidados especiais*, ser fiscalizada e licenciada. Sò que isso nuca foi feito. Ao passar pela rua, o leitor pode estar a ser atingido pelos raios X de um consultório ou policlínica de medicina humana ou veterinária. E se passar perto de um hospital, como Santa Maria** ou Oncologia, poderá estar a ser bombardeado silenciosamente por radiações bem mais perigosas. Mesmo quando há legislação para proteger os cidadãos, a mesma não é regulamentada ou, então, não é aplicada por falta de meios. Noutros casos, como a ultima edição do Expresso noticia, não é políticamente oportuno tratar destes assuntos. Isto diz tudo sobre a displicência e a ignorância com que alguns políticos tratam a nossa saúde.

Em 2005 o PM José Sócrates meteu na gaveta o relatório de Veiga Simão sobre o plano nacional de protecção radiológica que denunciava riscos para a saúde no sector da imagiologia. Um ano depois, nomeou uma comissão independente para fazer o mesmo trabalho, presidida por Carvalho Soares que deverá apresentar brevemente um relatório sobre a situação.
Veiga Simão, ex-ministro de Mário Soares e António Guterres, foi nomeado, em dezembro de 2004, para presidir ao Grupo de Trabalho para a eleboração do Plano Nacional de Protecção Radiológica e Segurança Nuclear, constituído por Santana Lopes (sem remuneração dos seus membros). O relatório foi concluído em 23 de fevereiro de 2005 - com apenas très meses de trabalho - logo após as eleições legislativas que deram a vitória ao PS. Veiga Simão ainda pediu explicações a Sócrates mas este, em carta assinada pelo seu chefe de gabinete, considerou não ser oportuna a divulgação do relatório.

___________________
*
A DGEMN geriu obras em hospitais, nomeadamente no IPO Francisco Gentil, sendos as instalações de raios X protegidas por placas de chumbo e por betões e argamassas baritadas, de acordo com especificações técnicas adequadas.
**Para além de outros tipos de equipamentos emissores de radiações, só o HSM tem, no Serviço de Radioterapia: 1 Acelerador Linear Mevatron - MD2 (Siemens®); 1 Acelerador Linear Clinac - 2100 C/D (Varian®); 1 Microselectrão HDR (Nucletron®); 1 Unidade Integrada de Braquiterapia (Nucletron®) e 1 Acelerador Linear Oncor™ (Siemens®) (que estava em fase de instalação/aceitação).
Nota:  Além dos estabelecimentos de saúde, há instalações industriais, laboratórios, escolas e estabelecimentos de ensino superior e investigação científica, detentores de equipamentos emissores de radiações, instalados sem qualquer licenciamento ou fiscalização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO