Segundo um artigo*, publicado há 2 horas, pelo site da TV estatal finlandesa, o líder das conversações para a formação do novo governo finlandês e ministro cessante das Finanças, Jyrki Katainen, preconizou a adopção de medidas invulgares para solucionar a crise financeira da zona euro.
Katainen vai criar um grupo com um representante de cada grupo parlamentar com o objectivo de elaborar uma proposta de orientação da Finlândia sobre as medidas de acção conjunta a desenvolver na zona euro. O grupo será criado com o fundamento de que a actual administração interina já não é um orgão político, não representando a opinião do parlamento actual.
Uma vez criado, o gabinete provisório sobre Assuntos Europeus estabelecerá o regulamento e o âmbito da sua actuação, apesar do primeiro-ministro actual e dirigente do Partido do Centro, Mari Kiviniemi ter afirmado que nenhum dos ministros cessantes do seu partido irá participar neste processo de decisão.
A proposta do gabinete provisório ocorrerá, assim, antes da constituição do Grande Comité que trata dos assuntos europeus, e tomará uma decisão para ser presente à cimeira do Euro grupo, de 16 de Maio, em Bruxelas.
A Finlândia tem que definir a sua posição sobre o pacote de resgate a Portugal, o fundo de ajuda temporária e o mecanismo de estabilidade.
____________________________
*Finland's Path to Decision on Portugal Bailout .
*Finland's Path to Decision on Portugal Bailout .
Sem comentários:
Enviar um comentário