sexta-feira, 6 de maio de 2011

SÓCRATES VERSUS TEIXEIRA DOS SANTOS

Teixeira dos Santos fez, provávelmente, ontem, aquela que deve ter sido a sua última intervenção pública como ministro das finanças de Sócrates. Apresentou precisamente as medidas de austeridade para os próximos 3 anos, resultantes do memorando de entendimento com a troika e prenunciou um adeus aos portugueses ao falar na sensação do dever cumprido e na convicção de que o esforço não foi em vão.
Teixeira dos Santos foi ignorado nas listas do PS e entrou em clara rota de colisão com o PM, principalmente quanto ao timing do pedido de ajuda externa, que gostava que tivesse sido mais cedo, ao contrário de Sócrates. Aliás, é no seguimento desta divergência, que Sócrates pretendeu substituir Teixeira (consta que sondou Cavaco para o efeito), tendo mesmo nomeado outro ministro (Silva Pereira) para o controlar nas negociações com a troika.
De resto, as divergências entre PM e T. Santos são bem visíveis nas respectivas comunicações, na sequência do memorando de entendimento com a troika. Enquanto Sócrates fez uma comunicação para dizer que ia aumentar as pensões mais baixas, o ministro das Finanças admitiu que o acordo  não é, reconheçamos, portador de boas notícias. E defendeu que a decisão de pedir ajuda externa foi das decisões mais importantes tomadas neste país nos últimos anos, enquanto, no passado recente, José Sócrates chegou a referir-se ao pedido de resgate como uma perda de prestígio e de dignidade para o país.
Por último, o epílogo do debate sobre o pacote de austeridade, na Assembleia,  em que Teixeira saíu por uma porta e o ministro dos Assuntos Parlamentares por outra, constitui o corolário dessa dissonância e de que Sócrates não convive bem com quem diverge dele, anulando opositores internos (no governo e no partido) e hostilizando deselegantemente opositores externos, como se verificou na última reunião com Passos Coelho, que terminou com Sócrates aos berros, como o Expresso revelou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO