O autor do blogue Médico Explica Medicina a Intelectuais escreveu um post em que criticava o jornalista Fernando Esteves, por ter publicado um artigo na Sábado, baseado em relatórios da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, que referiam casos de agressões de profissionais de saúde a doentes.
O post foi publicado em 11 de Setembro de 2008 e intitula-se Mais nojeira do mesmo nojo no esgoto costumeiro.
O jornalista sentiu-se ofendido e reagiu por e-mail, tendo a mensagem sido publicada no blogue e enviada à direcção da Sábado. Mais tarde, considerando que as ofensas se repetiam em vários posts, o jornalista decidiu processar judicialmente o autor anónimo.
O médico, autor do blogue, foi identificado pelo MP e, sob a acusação de crime de difamação, foi levado a tribunal e condenado, hoje a 133 dias de prisão e ao pagamento de 40 mil euros de indemnização.
A sentença é pesada e exagerada, se tivermos em conta casos que conhecemos. E a celeridade do processo contrasta com a lentidão de conhecidos processos mediáticos, cuja gravidade e interesse público é bem maior. Porque será que os tribunais portugueses andam assim tão preocupados com os comentários da blogosfera ?
Sem comentários:
Enviar um comentário