quarta-feira, 22 de junho de 2011

ESQUECIDOS PELA PÁTRIA

«Se serviste a Pátria e ela te foi ingrata,
tu fizeste o que devias. Ela o que costuma.»

A citação do Padre António Vieira faz aqui todo o sentido. Mais de quatro décadas depois, a guerra do Ultramar continua presente. Os combatentes por Portugal que regressam depois de mortos, os que a guerra transformou em deficientes e os que foram perseguidos e fuzilados nos novos países independentes.
Em Portugal, ainda existem ex-militares africanos a viver em quartéis, enfrentando situações de (i)legalidade ou de perda de nacionalidade, à espera da resolução de longos processos para serem considerados deficientes das Forças Armadas e regressarem aos seus países.
Transmitida recentemente pela RTP, “Esquecidos pela Pátria” é uma reportagem da autoria do jornalista Jorge Almeida, imagem de Jaime Guilherme, edição de Luís Vilar, pós-produção áudio de Rui Soares e produção de Amélia Gomes Ferreira. Vale a pena (re)ver.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO