quarta-feira, 8 de junho de 2011

A NOSSA CRISE POLÍTICA É ESSENCIALMENTE ÉTICA

A ética e a política não correm de modo simultâneo. Em democracia, a política faz-se com maiorias, mas a ética «progride» com minorias. (...)

A confiança dos portugueses nos políticos está num ponto baixo (...) porque, se por um lado, a política não é capaz, por si mesma, de tornar as pessoas muito éticas, por outro, sem a ética a política entra em crise. A política apenas sanciona as infracções às normas, eventualmente éticas, codificadas nas leis. Não entra no âmago da consciência humana nem nos actos, eventualmente éticamente reprováveis, que não são conhecidos ou que não fazem parte das exigências legais. A política «obriga», com a presença de sanções. Na ética, não há sanções que provêm de fora (salvo no contexto educativo), mas há a autodegradação ética, quer ela seja conhecida dos outros, quer não. Por exemplo, para a lei portuguesa, o aborto legal até às dez semanas é considerado «políticamente» como neutro, aceitável, qualquer que seja a avaliação ética pessoal.

A política não será capaz de voltar a encontrar a sua credibilidade se não houver ética. Penso que é importante entender que a crise política da sociedade portuguesa é uma crise primordialmente ética: há uma crise de credibilidade dos políticos, uma falta de confiança da sociedade civil no modo como os políticos desempenham as suas funções.

Para garantir a mudança, se calhar temos que pensar no futuro, porque o grande motor da ética é a educação.


(Michel Renaud, em entrevista a Isabel Stillwell, do "Destak")

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