terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MARINHO: POVO ESTÁ NO LIMITE DAS SUAS CAPACIDADES

(...)
A crise também está a ser usada como pretexto para satisfazer antigas reivindicações dos sectores mais retrógrados dos nossos empresários, sobretudo daqueles que não foram capazes de se adaptar às exigências da modernidade e persistem agarrados aos arquétipos do mais primário liberalismo económico.
Em Portugal sempre foi mais fácil ser patrão do que ser empresário.
Mais fácil e mais compensador.
Os direitos laborais e sociais dos cidadãos deste país não são a causa desta crise nem constituem um obstáculo sério à sua superação.
Todavia parece que a receita para a vencer passa pelo empobrecimento generalizado da população.
Todos temos a percepção de que os sacrifícios que estão a ser impostos aos portugueses são desproporcionados em relação à gravidade da situação e não são equitativamente distribuídos.
A uns exige-se mais do que a outros e, em muitos casos, aqueles a quem mais se exige não são, seguramente, os que mais podem contribuir.
O povo português está no limite das suas capacidades e começa a dar sinais preocupantes de não suportar mais sacrifícios.
Há, de facto, um limite para os sacrifícios e esse limite já foi ultrapassado sem que, aparentemente, os nossos governantes se preocupem com isso.
(...)

PACTO ORÇAMENTAL SEM BRITÂNICOS E CHECOS

Terminou hoje, bem noite dentro, em Bruxelas, o Conselho Europeu informal sobre o fomento do crescimento e o combate ao desemprego, ficando marcado por um pacto orçamental a 25, sem a Grã-Bretanha e a República Checa.
Pelo referido pacto, os Estados subscritores ficam obrigados a inscrever preferencialmente nas respectivas constituições - podendo fazê-lo por outras formas, desde que tenham um carácter vinculativo permanente -, que os seus défices estruturais não podem ultrapassar 0,5% e as suas dívidas públicas devem ser abaixo de 60% do PIB (Produto Interno Bruto), estando previsto um regime de sanções em caso de incumprimento.
Foi aprovado na cimeira um plano de criação de emprego que prevê a ajuda de Bruxelas, com fundos aos planos nacionais e equipas de acção, destinados aos oito países mais afectados, entre os quais se encontra Portugal.

PETIÇÃO CONTRA ABANDONO DE IDOSOS

O estudante universitário Tiago Landreiras lançou uma petição online contra o abandono e a solidão dos idosos, que tem tido como consequência o aumento do número de idosos encontrados mortos há vários dias em casa. Só este mês já foram encontrados 17 mortos em casa.
Miguel Sousa Tavares comentou esta questão, que preocupa e aflige os cidadãos mais conscientes.
   

Ligação: Petição Pública (Serviço Público Gratuito de Petições) - criar e subscrever petições online.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MÉDICO CONDENADO POR BURLAR ADSE

Um médico e uma secretária de uma clínica burlaram a ADSE em cerca de 4 milhões de euros, tendo o tribunal dado como provado que os arguidos preencheram e assinaram requisições de exames e receitas falsas, para obter comparticipações indevidas do Estado.

LOBO ANTUNES: MÉDICO POR TRADIÇÃO

Na série de entrevistas Portugal 2012, António José Teixeira convidou o neurocirurgião João Lobo Antunes, que também é Conselheiro de Estado e galardoado com o Prémio Pessoa.
Uma entrevista a (re)ver.

O REGRESSO DOS MARRETAS

A partir de 2 de Fevereiro, após mais de uma década de ausência, a popular série de bonecos de Jim Henson, "Os Marretas", está de volta nas salas de cinema, com vozes em português, de Carlos Freixo, Nuno Markl e Paulo Oom.

DISCORDÂNCIA TEM LIMITES EM TEMPO DE CRISE

Os media têm referido, nos últimos dias, a discordância pouco discreta de Cavaco em relação à estratégia seguida pelo Governo* e à política de Vítor Gaspar, a qual afecta naturalmente a coligação maioritária PSD/CDS.
O líder da oposição, António José Seguro, apela ao bom senso e diz que este não é tempo para desavenças entre os órgãos de soberania.
   

__________________________________________________
*e pelos líderes europeus com quem o primeiro-ministro reúne hoje.

VIOLADOR ATACOU PELO FACEBOOK

As redes sociais podem ser muito úteis e vantajosas. Mas também podem servir para actividades criminosas. Como sempre, como diz o ditado, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Conheça este caso de uma menor seduzida e violada após um encontro marcado no Facebook.

Ligações: Predador na internet seduziu jovem portuguesa ; Menor seduzida e violada após encontro marcado no Facebook ;  MISAL: los riesgos de las redes sociales; Grooming: aliciamento e sedução de menores.

domingo, 29 de janeiro de 2012

POLÍTICO ANDOU 14 ANOS SEM CONHECER BEM A LEI

O deputado e ex-membro do Governo PS, Jose Lello, não declarou ao Tribunal Consitucional, durante 14 anos, uma conta bancária de 658 mil euros. O deputado socialista confirmou a notícia de hoje do Correio da Manhã, desculpando-se que não conhecia bem a lei. Para quem dizia que o Presidente é foleiro, não está mal...

ATÉ QUE ALGUÉM OS ENCONTRE

Continuam a morrer idosos sozinhos em casa, só sendo encontrados vários dias ou meses após o óbito. Ontem foram encontrados dois em Lisboa e um em Espinho. 

sábado, 28 de janeiro de 2012

FEMEN PROTESTA EM DAVOS

Activistas da organização ucraniana Femen protestaram hoje, em Davos, contra os vilões capitalistas e a crise económica mundial, acabando por ser detidas pela polícia helvética.
No Fórum Económico Mundial (World Economic Forum) estão reunidos empresários, economistas e representantes de dezenas de nações, que debatem os rumos da economia.

CUIDADO COM OS TELEFONEMAS DO BANCO

No conhecido sketch publicitário do Banif, a solução estava no banco. Na burla do MB Phone, alguém telefonava a dizer que era do banco, mas não era... 
Transcrevemos a notícia publicada na última edição do Expresso:

A PJ deteve dois homens e uma mulher do MB Phone, um esquema que limpou 100 mil euros das contas bancárias de, pelo menos, 27 vítimas. O líder do grupo, de 45 anos, ficou em prisão preventiva. O esquema era tão básico que só podia resultar: o detido fazia-se passar por funcionário de um banco e telefonava às vítimas. Dizia que havia um problema na conta e no serviço MB Phone e convencia as vítimas a introduzir no sistema um número de telemóvel cedido por ele, a partir do qual controlava as contas. Nem um tostão foi recuperado.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PREVINA O ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL

Ferreira Fernandes, professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, explica o que é o aneurisma da aorta abdominal, que pode ser hereditário ou consequência do tabagismo.

SUSPENSOS TRABALHOS DA BARRAGEM DO TUA

O acidente em que morreram três trabalhadores da construção da barragem de Foz Tua já motivou a suspensão dos trabalhos e a investigação às causas do desastre, por parte do Ministério Público (MP) de Carrazeda de Ansiães.
O aluimento natural pode ser insuficiente para justificar o acidente, podendo haver falhas no Plano e na coordenação de Segurança da empreitada, cujo dono de obra é a EDP.

ERRO NA TRANSFUSÃO DE SANGUE PODE SER CRIME

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) enviou para o Ministério Público (MP) as conclusões do inquérito realizado à morte ocorrida na Clínica de Santo António, na Reboleira, do doente a quem foi administrado sangue errado, para eventual procedimento criminal.

'CAMPANHA INJURIOSA' LEVOU A DEMISSÃO

Ricardo Costa, director do Expresso, comentou o caso das Secretas e do ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, que apresentou ontem a sua demissão da Ongoing.
Em comunicado distribuído aos media, Jorge Silva Carvalho diz-se vítima de "uma campanha injuriosa, manipuladora e cheia de falsidades", que segundo ele tem como objetivo atingi-lo e atingir o grupo económico onde trabalha.

Ligação: Jorge Silva Carvalho abandona Ongoing (Expresso)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AUSTERIDADE OBRIGA A APAGÃO

A exemplo de outros municípios do interior, a Câmara de Freixo de Espada à Cinta corta a iluminação pública durante a noite em cinco freguesias, visando com esta medida compensar os 20 mil euros mensais resultantes do aumento das tarifas eléctricas. A população teme que esta medida faça aumentar a criminalidade e pode queixar-se de discriminação, em relação à população das grandes cidades.

CONSTRUÇÕES RUIRAM NO RIO DE JANEIRO

Ruiram três prédios (um de 20 pisos. outro de 10 e um sobrado*), perto do Teatro Municipal, em pleno centro do Rio de Janeiro, sendo difícil saber, por enquanto, qual o número de vítimas que ficaram soterradas sob os escombros.

_______________________________
* Andar de casa, propriamente andar com balcão ou varanda saliente.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NÃO SE DEIXE ENGANAR !

Retirado de uma resposta no Expresso online… Ajuda os nossos leitores a perceber a tempo o que aí vem.

Há dez minutos atrás, ao preencher o formulário para aderir ao descontinho de 10%, deparo-me com a obrigatoriedade de inserir um NIB para pagamento bancário. Como já tenho pagamento por conta bancária, recorri à menina EDP, através do 808 501 501 (linha dedicada aos patos que querem este descontinho e eu fui um deles).

-Fulana de tal... EDP... em que posso ser útil?

- Estou a tentar preencher online a adesão ao desconto de 10% e não há nenhum campo para indicar que já tenho pagamento pelo banco.

- Este será um novo contrato, por isso tem de introduzir o NIB, mesmo que seja o mesmo.

- Um novo contrato? Porquê?

- Porque a senhora está a deixar de ser cliente da EDP Universal e está a passar a ser cliente da EDP mercado liberalizado.

- E... isso quer dizer o quê???

- Que passa a estar no mercado liberalizado de fornecimento de energia que a TROIKA obrigou.

- E se eu não sair da EDP Universal?

- Mais tarde vai ter de sair, porque o mercado regulado vai acabar, por ordens da TROIKA.

- E vai acabar quando?

- Em 2015 vai deixar de haver.

- Então quer dizer que até 2015 ainda posso estar como cliente do mercado regulado!?

- Sim, mas depois tem de sair.

- E se sair já, o que acontece ao preço que vou pagar?

- Até final da campanha os preços mantêm-se...

- E depois de Dezembro de 2012 (final da campanha)?????

- JÁ PERCEBI! NÃO QUERO ADERIR, MUITO OBRIGADA.


Ligações: Fatura da EDP dá desconto no Continente (Expresso online); EDP e Continente rectificam campanha após reacção da DECO.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CAVACO, UM MAL MENOR ?

Se calhar, do ponto de vista financeiro, mais vale ter monarquia que república, porque esta sai muito cara.
Em ano de austeridade, só a Presidência da República vai custar aos portugueses cerca de 15 milhões de euros.
Se Portugal fosse monarquia, pelo menos não gastaria dinheiro para eleger presidentes que manifestam dificuldades em viver com cerca de 10 mil euros por mês.
Segundo os media, o actual Presidente Cavaco - que ainda não quis dizer aos portugueses quanto é que ganha exactamente por mês - tem um património muito confortável e parece ter muitos vassalos no palácio, conforme se pode inferir destes dois vídeos.
Claro que, se em vez de Cavaco tivessemos outro, podíamos estar bem pior. Deve ser, provávelmente, o raciocínio do povo*, perante os últimos polémicos eventos, relacionados com a Presidência.
   

_____________________________________
*Vão longe os tempos em que os políticos não tinham ordenado e (até) pagavam despesas do seu bolso.

Ligações interessantes: Casa Real [espanhola] explica quanto e como gastaRei de Espanha recebe perto de 300 mil € anuais brutos.

ENERGIA RIMA MESMO COM ECONOMIA

Patrick Monteiro de Barros, chairman da Petroplus* (desde Fevereiro 2011), foi entrevistado por Mário Crespo, e falou das sanções ao Irão e do seu reflexo no comércio do petróleo.
O empresário português falou da necessidade de Portugal produzir energia competitiva, para aumentar a produção e a exportação, para poder enfrentar com sucesso a crise financeira.
Monteiro de Barros defendeu abertamente a construção de centrais nucleares, dando, como exemplo, o Abu Dabi.

___________________________________
*A Petroplus detêm 5 refinarias: Coryton(UK), Antwerp(BE), Petit Couronne(FR), Ingolstadt(DE) e Cressier(CH).

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

EUROPA ANDA POR CAMINHO ERRADO

Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia 2001, participou recentemente no IV congresso da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), em Lisboa, tendo sido entrevistado por Martim Cabral e Nuno Rogeiro, para o programa Sociedade das Nações.
Para Stiglitz a Europa e os Estados Unidos estão a seguir um caminho errado, porque a austeridade quase nunca funciona para reanimar as economias. O mais recente plano europeu de combate à crise parece focar-se apenas em austeridade e a a insistência no rigor orçamental parece destinada a evitar a próxima crise em vez de combater a actual.

Ligação: Ganhar o futuro.

domingo, 22 de janeiro de 2012

A VIDA É BELA*

Daniel Ribeiro, correspondente do Expresso em Paris, andou a investigar o dia a dia de José Sócrates na capital francesa e escreveu, no epílogo do seu trabalho jornalístico, que a pergunta que ouviu com mais frequência foi esta: quem paga as despesas de Sócrates na excessivamente cara cidade de Paris ?
A pergunta é pertinente, quando a nova vida do ex-primeiro ministro não é propriamente de pobre ou remediado e ainda não se queixou - como Cavaco - que recebia subvenções insuficientes para sobreviver. Sócrates mora num bairro onde apenas os ricos podem comprar ou arrendar casa (renda mensal  de um T3 anda para cima dos 4 mil euros). E só de manhã sai do seu status ao tomar diáriamente uma bica, num café popular.
Muita gente também anda intrigada como é que um ex-primeiro ministro, em vez de ser professor universitário ou equiparado, é estudante voluntário no Instituto de Estudos Políticos de Paris (IEP), vulgo Sciences Po
Claro, que custa a acreditar que ele ande a estudar com a idade que tem,  depois de ter sido primeiro-ministro. Mas, em Portugal, é assim: quanto menos curriculum profissional e menos habilitações  académicas, mais possibilidade um político tem de ser ministro ou primeiro-ministro. Isto é: primeiro treina, faz experimentação política, chega a ministro e primeiro ministro. e, depois, por essa via, adquire a capacidade económica para estudar no estrangeiro, de preferência em cidades com glamour. Assim, os lobbys, os aventais e os votos do povo ajudem.

_________________________
*para alguns. Austeridade, que é isso ? Estes invejosos...

Ligações: Sócrates vai para Paris ? Logo se vê...MP não viu documentos originais ?.

PORTUGUÊS PODE SER EXECUTADO NA CHINA

Um português de etnia chinesa, Lau Fat-wai, de 51 anos, residente em Macau, onde obteve o último passaporte português, em 2003, e Bilhete de Identidade, em 2004, corre o risco de ser executado dentro de dias.
Foi detido em Abril de 2006 na China e acusado de transportar drogas e de contrabandear materiais para fabrico de drogas, tendo sido condenado à morte pelo Tribunal de Guangzhou em 2009. A sentença foi confirmada em segunda instância em setembro de 2011, estando o caso está ainda em apreciação no Supremo Tribunal Popular,  mas se este ratificar a sentença, Lau Fat-wai poderá ser executado dentro de uma semana.
A Amnistia Internacional lançou em todo o mundo uma Ação Urgente para que se apele às autoridades chinesas que não executem Lau Fat-wai e para que lhe seja permitido receber visitas da família, que não vê desde 2006, bem como eventual tratamento médico.


Assine aqui a petição.

sábado, 21 de janeiro de 2012

PENSÕES DO PR NÂO CHEGAM PARA AS DESPESAS

Cavaco explicou ontem no Porto que teve que optar entre as pensões e o vencimento de Chefe de Estado, tendo optado receber as pensões de reforma, uma das quais do Banco de Portugal. Cavaco como professor, ao fim de 40 anos de desconto, tem apenas uma pensão de 1300 euros, tendo afirmado "Tudo somado, o que irei receber do Fundo de Pensões do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações quase de certeza que não vai chegar para pagar as minhas despesas porque como sabe eu também não recebo vencimento como Presidente da República".
De acordo com a declaração de IRS 2009, Cavaco recebeu, então, cerca de 10 mil euros brutos por mês, provenientes da pensão do Banco de Portugal (BdP) e da Caixa Geral de Aposentações (CGA).

NOMEADOS SUJEITOS A CONCURSOS PÚBLICOS

Reagindo aos reparos da oposição em relação às nomeações para a EDP, Caixa Geral Depósitos e Águas de Portugal, Passos Coelho anunciou que a nova lei que vai põr fim aos actuais mandatos, obriga os dirigentes, ora nomeados, a sujeitarem-se a concursos públicos.
Será que os apartidários vão ter a sua oportunidade ? Gente séria, competente e adequada aos lugares precisa-se. Os júris dos concursos serão independentes e estarão acima das pressões ?

Ligações: O faz de conta de alguns concursos; Ainda o faz de conta de alguns concursos; +2 .

DEIXOU IDENTIFICAÇÃO ANTES DO ASSALTO

Na Baixa da Banheira, um homem de 38 anos assaltou uma loja de compra de ouro, roubou mais de dois mil euros, mas antes deixou fotocópia do Bilhete de Identidade.

DAR PARECERES SEM VER DOENTES

Uma empresa que dá segundas opiniões relativas a pareceres médicos, sem observar os doentes, tem tido um aumento de procura de pessoas vindas sobretudo do privado, mas a Ordem dos Médicos e o regulador têm dúvidas sobre este procedimento.

A Best Medical Opinion (BMOp) existe em Portugal desde 2010 e é uma empresa que emite "pareceres fundamentados, sobre documentação clínica". Em menos de dois anos, estes pedidos dispararam para mais do dobro.
A Ordem dos Médicos (OM) reconhece que a empresa trabalha com "médicos de prestígio", mas manifesta "reservas a segundas opiniões emitidas sem observação e interação com os doentes e sem um conhecimento adequado do seu histórico", considerando tratar-se de "um ato médico incompleto".


(Leia a notícia completa no Expresso online)

Ligações: Best Medical Opinion; Ordem dos Médicos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PORTUGUESES INSATISFEITOS COM A DEMOCRACIA

Só pouco mais de 50% dos portugueses acredita que a democracia é o melhor sistema político e 15% dos portugueses acredita que, em certas circunstâncias, é melhor ter um governo autoritário do que um governo democrático.


Talvez tenha contribuído para estes resultados o facto de, a partir do 25 de Abril de 1974, com a instauração do regime democrático, a dívida pública ter disparado para valores próximos dos 100% do PIB, conforme se pode ver pelo gráfico dessa variação.

Dívida Pública Portuguesa nos últimos 160 anos em % do PIB


Ligação: Regime incompatível com equilíbrio das contas públicas ?

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FRAUDE NA BOLSA DE NOVA IORQUE

Sete pessoas foram detidas pelo FBI, entre gerentes e analistas de fundos de investimento, por envolvimento numa fraude milionária em operações na Bolsa de Nova Iorque (New York Stock Exchange).

Ligação: Manhattan U.S. Attorney and FBI Assistant Director in Charge Announce Charges Against Seven Investment Professionals for Insider Trading Scheme that Allegedly Netted More Than $61.8 Million in Illegal Profits.

ROUBO DE COBRE CORTA COMUNICAÇÕES

Não muito longe da capital, o roubo de cabos de cobre de linhas da Portugal Telecom (PT) deixou os habitantes de Landal (Caldas da Raínha), sem telefone fixo e sem internet, desde o passado domingo.

GOSTO DE APRENDER NÂO TEM IDADE

Vitalina Almeida, de 97 anos, faz a lide da casa e ainda costura. Para além disso, quer concluir
o 6ºano de escolaridade, suscitando a admiração dos colegas e formadores que lhe reconhecem força de vontade e gosto pela vida.

OS BONS VELHOS TEMPOS DO IMPÉRIO (I)

Até 1971, o domingo era o único dia de descanso semanal. Vigoravam, então, o Decreto n.º 22500, de 10 de Maio de 1933, e o Decreto-Lei n.º 24402, de 24 de Agosto de 1934.
Foi no tempo de Marcello Caetano, graças ao Decreto-Lei nº409/71, de 27 de Setembro, proposto pelo Ministro das Corporações e Previdência Social, Baltasar Leite Rebelo de Sousa*, que foi concedido meio-dia ou um dia de descanso semanal, além do domingo.

_____________________________________________
*pai de Marcelo Rebelo de Sousa.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A GRÉCIA AQUI TÃO PERTO

Os sem-abrigo aumentam todos os dias na Grécia e constituem uma vergonha para a «civilizada» Europa. Cidadãos que perderam o emprego e já não conseguem pagar as despesas básicas (de alimentação e pretação da casa) vivem agora nas principais ruas das cidades gregas.

VICISSITUDES DE EMIGRANTE LUSO EM FRANÇA

O cidadão português José Gomes casou em França e registou o casamento no consulado de Portugal. Agora, para registar o divórcio em Portugal foi informado que tem de se voltar a divorciar.

MÉDICOS E ENFERMEIROS EMIGRAM

Depois dos professores, incentivados a emigrar, agora temos médicos e enfermeiros a quererem melhorar a sua situação profissional. Mais de 700 profissionais de saúde estão prontos para emigrar para França*, para trabalhar em instituições públicas e privadas, fora dos grandes centros urbanos, por salários muito mais elevados dos praticados em Portugal.

________________________
*recrutados através da associação ARIME.

BARRETO APLAUDE COMPROMISSO SOCIAL

António Barreto regozijou-se com o compromisso para o crescimento, competitividade e emprego, alcançado entre confederações patronais e a central sindical UGT, e diz que há muito para fazer em termos de concertação social.

SACRIFÍCIOS SIM, MAS IGUAIS PARA TODOS

Dada a actual situação do País, os portugueses compreendem que compromisso para o crescimento, competitividade e emprego, assinado entre as confederações patronais e a UGT vai originar mais sacrifícios. Mas pensam que os sacrifícios devem ser repartidos por todos. Para Alexandre Soares dos Santos, produtividade e remunerações justas são fundamentais para aumentar a competividade.
   
Ligação: Compromisso para o crescimento, competitividade e emprego (versão integral do Expresso)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

COMANDANTE NÃO CUMPRIU O DEVER

O capitão do Costa Concordia não terá voltado ao navio, nem terá ajudado nas operações de resgate de passageiros, como se infere da gravação áudio da conversa mantida com o comandante do porto de Livorno, no momento do acidente. 

Ligação: Il disastro della nave Costa Concordia (YouReporter.it).

CUIDADO COM OS HOMENS-ARANHA

Acabou por ser detido um homem que escalava edifícios, na zona de Rio de Mouro, e assaltava apartamentos. 

UM PAÍS DE VIDEIRINHOS ?

A lista de nomeações foi actualizada no portal do Governo. Segundo Passos Coelho, até agora, o Executivo fez 1.100 nomeações, das quais 910 são reconduções (de pessoas que já ocupavam os cargos).
Passos Coelho sublinha que, para o Governo existem apenas 190 novos nomes na administração geral do Estado e que este é o Governo com menos nomeações e que a sua publicação no portal do Governo revela uma atitude de transparência.
Se tivermos em conta que os cargos equiparados a director-geral e as administrações das empresas públicas são de nomeação política, chega-se à conclusão que os antigos fiéis de Sócrates - alguns manifestamente incompetentes e comissários políticos - se passaram de armas e bagagens para admiradores de Passos. Ou, então, que a política de Sócrates não anda muito longe da de Passos.
Assim, ficamos todos com saudades da velha Administração Pública em que as pessoas subiam por critérios de competência e por concursos.

EX-MINISTRA ACUSADA DE PREVARICAÇÃO

Maria de Lurdes Rodrigues, antiga ministra da Educação de Sócrates, vai ser julgada pelo crime de prevaricação, num processo em que estão também pronunciados o investigador João Pedroso, João da Silva Baptista (ex-secretário geral do Ministério da Educação) e Maria Matos Morgado (então, chefe de gabinete da ministra).
Em causa está a contratação - por um valor global de mais de 300 mil euros através de contratos por ajuste directo - de João Pedroso, irmão de Paulo Pedroso (ex-dirigente do PS), para consultor jurídico do Ministério da Educação, entre 2005 e 2007.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

NAUFRÁGIO VISTO DO 'COSTA CONCORDIA'

Rui Almeida, jornalista português que seguia a bordo do Costa Concordia filmou a tragédia do naufrágio do cruzeiro, este fim-de-semana em Itália.

O ESTADO DE DIREITO

Alguns funcionários públicos e aposentados interrogam-se como pode o Governo retirar os subsídios de férias e de natal a alguns (não a todos) reformados e pensionistas se o Decreto-Lei nº. 496/80, de 20 de Outubro, que não foi revogado, no seu artº.17º, diz que os mesmos são inalienáveis e impenhoráveis.


Talvez agora as leis, com a crise e o memorando de entendimento com a troika, sejam de aplicação casuística. Aplicam-se aos funcionários públicos (trabalhadores em funções públicas, como agora se diz), mas já não se aplicam, por exemplo, aos funcionários do Banco de Portugal, nem aos outros bancários. Para quem fala de igualdade dos cidadãos, não está mal.

Ligação: Corte de salários é inconstitucional.

domingo, 15 de janeiro de 2012

QUEM NÃO PAGA A CRISE

Quem paga a crise são sempre os mesmos. Como temos dito, em democracia são todos iguais, só que alguns são mais iguais que outros, ou porque têm cartão partidário, da maçonaria ou de qualquer outra "prestimosa" organização.
Não há muito tempo, um conhecido economista da área do PS trocou o convite para a pasta das Obras Públicas, Transportes e Comunicações pelo lugar de Presidente da PT. Agora. surge  outro economista - neste caso ligado ao PSD - a não deixar os seus créditos por mãos alheias, sob o olhar complacente dos seus correlegionários e o lavar de mãos do Primeiro Ministro.
Diz José Paulo Silva, do Correio do Minho, num artigo intitulado "Obrigado Catroga":

O ex-ministro Eduardo Catroga vai em breve ser eleito presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP. Catroga, respeitável economista, 70 anos de idade, vai ganhar 45 mil euros mensais, valor que acumula aos 9 600 euros que recebe de pensão.
Num tempo de congelamento de salários e de corte de subsídios para muitos portugueses custa a entender tão alta remuneração. Custa-nos a nós que não somos brilhantes economistas como o dr. Catroga. “50% do que eu ganho vai para impostos. (...)

Tal e qual. Talvez, mais breve do que muitos pensam, os "bombos da festa" que suportam a crise digam basta. É que pior que a crise financeira é a crise de valores. E há o direito à indignação, não é ?

FACEBOOK: 'PHISHING' ROUBA DADOS PESSOAIS

David Jacoby, perito da Kaspersky, divulgou ontem, num post do blog da conhecida empresa de software anti-virus, que o Facebook está ser utilizado para roubo de dados pessoais, nomeadamente de cartões de crédito. através do roubo de identidade, com troca da foto do perfil pelo logo do Facebook e mudança do nome do perfil para "Facebook Security". Depois envia uma mensagem a todos os contactos com o texto em inglês*: " Last Warning: Your Facebook acccount will be turned off Because someone has reported you. Please do re-confirm your account security by =>http://apps-xxxx-xxxxx-user.de.vu Thank you. The Facebook Team".
Atenção! Não clique** no link ! Se o fizer vai para uma página muito parecida com a do Facebook, onde lhe solicitam dados pessoas, como o nome, password e email, para posteriormente a sua conta ser roubada e utilizada de modo idêntico.



_____________________________________________________
* «Último aviso: a sua conta do Facebook será desactivada já que alguém o denunciou. Por favor, restaure a segurança da sua conta em=> http://apps-xxxx-xxxxx-user.de.vu Obrigado. A Equipa do Facebook»”.
** Nunca clique em em links desconhecidos, recebidos por e-mail.

sábado, 14 de janeiro de 2012

MAGALHÃES USOU DINHEIROS PÚBLICOS INDEVIDAMENTE ?

José Magalhães, ex-secretário de Estado do anterior governo, terá comprado símbolos maçónicos com dinheiros públicos, segundo a edição de hoje do Correio da Manhã.

Ligação: Símbolos maçónicos comprados com dinheiros públicos (Correio da Manhã).

CONFLITO DIPLOMÁTICO COM A ÍNDIA À VISTA ?

A Justiça portuguesa colocou o governo na situação difícil de exigir à Índia a devolução de Abu Salem a Portugal, dado que o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a sentença de anulação da extradição do Tribunal da Relação (3ª Secção - Proc. Nº 3880/03-3 (B) A), daquele alegado terrorista, que há cerca de seis anos tinha entregue às autoridades indianas.

Ligação: Justiça pode originar conflito diplomático; Supremo Tribunal de Justiça (Proc. nº 111/11.7YFLS).

HOJE VÁ AO TEATRO

Hoje, por 6 €, vá ver a representação teatral do Auto da Criação, às 15h na Aula Magna da Universidade de Lisboa.

COMPARECEU EM TRIBUNAL VESTIDO DE IMPERATRIZ

José Castelo Branco agitou hoje o Tribunal de Famalicão, onde apareceu vestido de "imperatriz" e se confessou "cansada e exausta" pelo envolvimento do seu nome um "fedorento" caso de orgias sexuais violentas.
"Isto de ser imperatriz dá uma trabalheira, tivemos de nos levantar às seis da manhã, pôr o rímel no olho. Cansa ser bela", atirava aos jornalistas presentes no local.
Perante o constante disparar do flash dos fotógrafos, acabou mesmo por posar para as câmaras à porta do tribunal: "Vejam esta beleza toda. Gostam?", referia, enquanto pedia à mulher "smile, darling" [sorri,querida].

(in Expresso online. Aproveite e veja a fotogaleria da notícia).

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

EX-GRÃO-MESTRES DEFENDEM RESERVA NA FILIAÇÃO MAÇÓNICA

António Arnaut e António Reis, dois ex-Grão-mestres do Grande Oriente Lusitano (GOL), dizem que a proposta (admitida pela Ministra da Justiça), de avançar com legislação para que titulares de cargos públicos assumam a sua filiação maçónica, é inconstitucional.

MP NÃO VIU DOCUMENTOS ORIGINAIS ?

O antigo vice-reitor da Universidade Independente garante que os documentos originais dessa licenciatura estão em sua posse, e um deles mostra mesmo que a ficha da nota de Inglês Técnico não está assinada, pelo que o Ministério Público (MP) poderá ter investigado a autenticidade da licenciatura de José Sócrates com base em fotocópias e não em documentos originais.

APRESENTADA QUEIXA AO MP CONTRA DUARTE LIMA

Olímpia Feteira, apresentou formalmente uma queixa ao Ministério Público (MP) contra o antigo chefe da bancada parlamentar do PSD e advogado Duarte Lima.
A apresentação da queixa visa permitir a investigação do caso em que está alegadamente envolvido um português no homicídio de uma portuguesa, para o que é aplicável a lei penal portuguesa e os tribunais portugueses têm jurisdição.
A ausência de ação oficiosa das autoridades portuguesas relativamente ao crime, e o imobilismo em que se estava a cair”, assim se justifica o passo agora dado junto das autoridades judiciais portuguesas, numa declaração distribuida à comunicação social.
O advogado José António Barreiros, advogado, confirma a apresentação da queixa, argumentando que, "se há que garantir a legalidade dos procedimentos há que procurar a eficácia das decisões. Portugal não se pode alhear do caso. A Justiça brasileira continua a manter a sua competência".

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DISPENSADOS MIL DAS 'NOVAS OPORTUNIDADES'

Por terem sido desactivados Centros Novas Oportunidades, foram dispensados 800 formadores e 200 técnicos, que ficaram sem a possibilidade de recorrerem a mecanismos de proteção em situação de desemprego por serem prestadores de serviços.

AUNG SAN SUU KYI GALARDOADA

Aung San Suu Kyi, foi distinguida com o prémio da New York's Asia Society, tendo numa declaração pré-gravada em casa, afirmado que as sanções da comunidade internacional fizeram com que Myanmar caminhe agora para a democracia.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

AUSTERIDADE EM DEBATE NA CONTRACORRENTE

Moderado por Ana Lourenço, iniciou-se na SICN a Contracorrente, que pretende ser um conjunto de debates sobre a política portuguesa. Com qualidade, atendendo aos convidados: António Barreto, Manuela Ferreira Leite, António Vitorino, Francisco Pinto Balsemão e Manuel Sobrinho Simões. Enquanto o ministro das Finanças garantia hoje no parlamento que, este ano, não serão mais medidas de austeridade, neste debate fica no ar essa possibilidade e a necessidade de renegociação do acordo com a troika. (Re)veja porquê.

HÁ 5 MILHÕES DE MAÇONS NO MUNDO

José Adelino Maltez fala a Mário Crespo sobre o tema maçonaria, critica as recentes afirmações da ministra da Justiça sobre o tema e desdramatiza, afirmando que há cerca de 5 milhões de maçons em todo o mundo. Maltez salienta a falta de estudos sobre a maçonaria em Portugal

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

OBRIGAÇÃO DE SE DECLARAR MAÇON É ILEGAL ?

Numa declaração, publicada hoje no Diário de Notícias e no seu portal na web, o Grande Oriente Lusitano diz que a possibilidade dos titulares de cargos públicos serem obrigados a declarar que são membros da maçonaria constitui uma discriminação, recordando uma decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem que condenou o Estado italiano por ter aprovado uma lei nesse sentido.

AS PIORES CAPAS DE DISCO

Quim Barreiros é um dos artistas que surge numa página holandesa dedicada às capas dos piores álbuns de música.
Se quiser dar uma vista de olhos e rir-se um bocado, veja aqui mais capas que os holandeses elegeram como piores e que estivemos a ver divertidos, graças à Joana Latino (SICN).

CONHECE A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA?

Wenqian Chen, licenciada pela Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin (China), médica de MTC e medicina interna no Hospital de Tianjing de 1986 até 1992, fala da medicina tradicional chinesa e da sua tradição milenar.

Ligação: Centro de Terapias Chinesas.

PAULA CONTRA O DESPERDÍCIO NA JUSTIÇA

Paula Teixeira da Cruz é uma ministra de fibra, que tem tomado medidas importantes que suscitam reacções desproporcionadas de lobbies e interesses instalados, em que se destacam alguns ataques pessoais de que tem sido alvo.
A ministra da Justiça abordou desassombradamente na SICN as principais questões do sector, numa entrevista a Mário Crespo, a (re)ver com atenção, nomeadamente no que se refere à gestão patrimonial (tão cara aos nossos leitores) e ao combate à corrupção. Conheça também, a terminar, as preocupações da ministra em relação à filiação maçónica de alguns dos nossos políticos.

ALERTA AOS PAIS DE JOVENS NOCTÍVAGOS OU ESTUDANTES

Há cada vez mais burlões e maneiras de enganar o próximo. Prestem boa atenção a esta e lembrem-se sempre do ditado popular: cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém:

Avisem os vossos filhos se encontrarem uma criança que chora pela estrada, pelo passeio, etc.... com uma morada na mão e vos pede para acompanha-la a essa morada, PEGUEM NELA E LEVEM-NA PARA O POSTO DA POLÍCIA... e não para essa morada.

ISTO É UM NOVO MÉTODO DE RAPTAR AS CRIANÇAS E JOVENS PELAS MÁFIAS DE LESTE A OPERAR EM PORTUGAL.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SILÊNCIO DE 'REI GHOB'

Francisco Leitão, sucateiro de Carqueja (Lourinhã), autointitulado 'rei Ghob', que está acusado da morte de três jovens e um idoso, manteve-se em silêncio na primeira sessão do julgamento que hoje teve início em Torres Vedras.

Ligação: Equilíbrio e bom senso.

AUSTRALIANA SOBREVIVEU A QUEDA DE 111 METROS

Erin Langworthy, turista australiana de 22 anos, sobreviveu a uma queda de 111 metros, sobre o rio Zambeze, infestado de crocodilos, na ponte das cataratas Victoria de fronteira entre o Zimbabwe e a Zambia, quando o cabo elástico do bungee jumping partiu.

CÉREBRO COMEÇA A DETERIORAR-SE AOS 45

Um estudo da University College de Londres, feito ao longo de uma década a mais de sete mil funcionários públicos, revela que as funções do cérebro começam a falhar a partir dos 45 anos.

Ligações: Brain function can start declining 'as early as age 45' (BBC News); Study shows memory loss can start as early as 45 (Reuters).

domingo, 8 de janeiro de 2012

SÓCRATES PEDIU AJUDA TARDE

Na entrevista ao Expresso, deste fim de semana, Alexandre Soares dos Santos diz que a transferência de sede para a Holanda tem também a ver com o risco de saída de Portugal do euro e com os problemas de financiamento bancário, afirmando que, desde 2008 que sabemos que não podemos contar com a banca portuguesa para financiamento.
Soares dos Santos afirmou que o momento certo para o País pedir ajuda era de 2007 para 2008 e que deu a conhecer a sua opinião ao Presidente da República e ao anterior Primeiro Ministro, revelando que disse, então, ao engenheiro Sócrates: Peça ajuda já, enquanto não precisa. Reforce-se. "Se você vai pedir o dinheiro numa situação aflitiva, está feito!".
O presidente do Grupo Jerónimo Martins fala da situação económico-financeira nacional, interrogando: Por exemplo, porque é que não se tira a dívida pública da banca, através da criação de um novo banco? É que nós estamos a matar a economia através da falta de financiamento das empresas.
E refere, ainda, o reflexo da crise no pessoal do grupo: notámos que tinha aumentado o roubo nas lojas e percebemos que o que estava a acontecer eram roubos de funcionários para comer. Fizemos um inquérito e chegámos à conclusão de que no total havia trabalhadores com €15 milhões de ordenados penhorados. Foi um mundo novo que se abriu perante nós. Nunca me passaria pela cabeça que um empregado passasse fome. Mas tinham o salário penhorado

MAIORIA MAIS AMPLA ACIMA DA POLÍTICA

Medina Carreira disse ao programa Gente que Conta* que o País ainda não percebeu as causas da austeridade e que o primeiro-ministro as deve explicar " na televisão, com giz e um quatro preto" e que seria conveniente o País ser governado por um executivo de maioria ainda mais ampla e, se possível, constituído por pessoas "acima da política".
Medina comentou também o caso da transferência de sede da holding do grupo Jerónimo Martins, dizendo que o grupo está a ser transformado no bombo da festa.
________________________
*programa de entrevistas de João Marcelino (Diário de Notícias) e Paulo Baldaia (TSF).

SOARES DOS SANTOS EXPLICA-SE

Alexandre Soares dos Santos disse, na SICN, entrevistado por António José Téixeira, que não desistiu de Portugal e explica por que precisou de transferir a sede do grupo Jerónimo Martins para a Holanda.
Em entrevista ao Expresso, deste fim de semana, Soares dos Santos diz, textualmente, que chegámos à conclusão de que a Holanda é o país que melhores garantias oferece à iniciativa privada, muito por causa dos acordos que tem com outros países, não só na dupla tributação, mas também na protecção do investimento. Concluímos que Portugal não tinha estabilidade fiscal, inventou-se até a rectroactividade da lei em 2010, tudo isto criou uma instabilidade que me levou a pensar "que protecção tenho eu para o meu dinheiro?".
Como Soares dos Santos já, em antes, tinham pensado do mesmo modo quase todas as administrações das empresas do PSI 20, que mudaram as suas sedes para o país das tulipas.

sábado, 7 de janeiro de 2012

UMA LOJA DE CONVENIÊNCIA

Referindo-se ao caso da Loja Mozart, Ricardo Costa, director do Expresso, diz que não está em causa se um político deve ou não pertencer à maçonaria. O que está em causa é se um político deve pertencer a uma loja da maçonaria que tem um projecto de poder que mistura e trafica influências   e informações, fora de quaisquer canais correctos, entre serviços secretos, empresas privadas e a politica, fazendo-o de uma forma sistemática.
Passos fez, pois, muito bem em exigir explicações sobre a «mistura explosiva» da Loja, ao seu chefe do Grupo Parlamentar - também ele membro da Mozart -, como noticia a edição de hoje do semanário.
   
Ligações: A Loja Mozart; A Loja Mozart controla as 'secretas'?

NOBRE MAÇON

Fernando Nobre foi entrevistado por Mário Crespo, que começou por lhe perguntar se era maçon, tendo respondido afirmativamente, embora não fosse à sua loja há mais de dois anos. Nobre concorda com António Arnaut, dizendo que todos os maçons deveriam assumir-se. Uma entrevista a (re)ver na íntegra.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

GUARDE FACTURAS E RECIBOS, JÁ !

A luta contra a fraude e evasão fiscais vão intensificar-se. Embora, o governo ainda não tenha explicado como vai ser feita a fiscalização, preste atenção às medidas que entraram em vigor.
As facturas e os recibos passam a ser obrigatórios em 2012. Mesmo do café ou do jornal. Se não pedir ou não passar e guardar, sujeita-se a multas.
por outro lado, os contribuintes vão poder deduzir 5% do IVA que pagam ao longo do ano, dos bens e serviços que compram.
   

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BODE QUE DÁ LEITE

A Natureza tem razões que a razão desconhece. Na região de Coimbra, um pastor descobriu no seu rebanho um bode que dá leite.

AMSTERDÃO NÃO É SÓ SEDE DO AJAX

Antes da Jerónimo Martins, dezanove das vinte empresas do PSI20 já se tinham mudado para a Holanda. Bagão Félix, entrevistado por Mário Crespo, dá sua opinião.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A LOJA MOZART CONTROLA AS "SECRETAS" ?

Luís Montenegro diz que não privilegia nenhum interesse particular à frente do interesse público. Mas as ligações de alguns deputados a organizações, mais ou menos clandestinas, que atravessam o espectro partidário, sejam elas quais forem, suscitam naturais dúvidas.
   

Ligações: PSD nega alteração ao relatáorio sobre secretas (Público); Secretas: Novas contradições nos relatórios do PSD (Expresso): A Loja Mozart..

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

QUEM VAI PAGAR A CRISE

No começo de 2012, o Grupo Jerónimo Martins anunciou em comunicado a mudança da sua sede para a Holanda, seguindo o exemplo de outros que lhe antecederam na decisão. E, provávelmente, outros grupos se seguirão. 
Bem podem os nossos políticos apregoar que os ricos paguem a crise. Quando a carga fiscal e os sacrifícios ultrapassam o limite do admissível, os grupos económicos e as próprias pessoas acabam por ser empurrados para a emigração. O habitat do capital nunca foi o dos impostos elevados. A prova disso é a proliferação de off-shores, justamente em ilhas e pequenos territórios sem recursos.
Quando os impostos são elevadíssimos, os cidadãos emigram ou deixam de os pagar, passando a ser compensador a fuga ao fisco e o aumento da economia paralela.
Isto quer dizer, que as franjas da sociedade não vão pagar a crise. Os pobres não têm por onde pagar e os ricos fogem para o estrangeiro. Resta a classe média dos funcionários e pensionistas, se conseguirem resistir à míngua.
Será que alguns dos nossos políticos são tão ingénuos ou convencidos que não prestaram a devida atenção aos  avisos de vários economistas nacionais que - como Manuela Ferreira Leite* - dizem que a carga fiscal ultrapassou o limite ? 
_____________________________
*Receita fiscal ultrapassou limite admissível

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MAIORIA DOS HOSPITAIS EM FALÊNCIA TÉCNICA

Paulo Macedo visitou o Hospital de Évora, tendo, na oportunidade, afirmado que mais de metade dos hospitais do SNS está em falência técnica.

SITUAÇÃO SOCIAL PODE SER INSUSTENTÁVEL

Cavaco em discurso directo, na mensagem de Ano Novo:
A resolução dos desafios que Portugal enfrenta exige, além do rigor orçamental, uma agenda orientada para o crescimento da economia e para o emprego. Sem isso, a situação social poderá tornar-se insustentável e não será possível recuperar a confiança e a credibilidade externa do país.

domingo, 1 de janeiro de 2012

NÂO CHEGARAM A 2012

Para a memória colectiva ficaram figuras públicas que não chegaram a 2012. Recorde algumas.

2012: FELIZ ANO NOVO ?

Nem alguns foguetórios e festas de passagem de ano fazem esquecer o aumento de austeridade que aí vem em 2012. Para além do corte de dois meses a pensionistas e funcionárioa, vai haver mais impostos, mais desemprego, mais emigração e continuará a venda de activos nacionais.
   

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO